.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Capacitação Em Hemofilia em Aparecida de Goiânia -

O Hemocentro de Goiás e a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia realizaram nesta quarta-feira, dia 4, das 8 às 17 horas, na Escola Municipal de Saúde Pública de Aparecida de Goiânia, o evento Atenção à Saúde em Hemofilia.




 Participaram 55 profissionais de saúde, médicos e enfermeiros que integram equipes da Estratégia Saúde da Família ou trabalham em Unidades de Pronto Atendimento e hospitais de urgência.

 O objetivo é capacitar os profissionais da saúde no cuidado aos portadores de coagulopatias hereditárias, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e a adesão aos tratamentos propostos.

 Na ocasião serão abordados conceitos básicos sobre hemofilia e outras coagulopatias, diagnóstico, sinais e sintomas, quadro clínico, complicações e tratamentos de intercorrências atendidas pela atenção básica e pronto atendimento, além da assistência de enfermagem, acompanhamento pela ESF e atenção farmacêutica.

 A doença

 A hemofilia é uma coagulopatia hereditária que, em geral, acomete os homens.

O organismo do hemofílico não produz a quantidade ideal do fator de coagulação, o que provoca sangramentos constantes, que podem ser externos ou internos.

 Goiás tem hoje 830 hemofílicos cadastrados no Hemocentro. A unidade da SES oferece uma equipe multidisciplinar – composta por médicos hematologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, farmacêutico e odontólogo – para acompanhar os pacientes.



See more at: http://www.goiasagora.go.gov.br/hemofilia-e-tema-de-reuniao-em-aparecida-de-goiania/#sthash.izK9WhPu.dpuf http://www.goiasagora.go.gov.br/hemofilia-e-tema-de-reuniao-em-aparecida-de-goiania/#sthash.izK9WhPu.dpuf

FONTE: Gôias Agora.

--------------

Dia Mundial da Hemofilia tem programação especial no Hemocentro 
13/04/2016

O dia 16 de abril foi especial para os cerca de 830 hemofílicos cadastrados em Goiás que terão homenagem organizada pelo Hemocentro de Goiás. 

A unidade é o Centro Estadual de Referência ao tratamento do hemofílico no Estado. 

Houve ainda, show de balões coloridos, apresentação da dupla sertaneja Cleiton e Camargo (Cleiton é portador da hemofilia), além de uma série de palestras que serão ministradas ao longo da programação (veja abaixo). 

 As festividades contam com apoio da Federação Brasileira de Hemofilia e a Associação dos Hemofílicos do Estado de Goiás (AHEG). Houve também um estande da nutrição e da AHEG durante o evento, além de acolhimento por parte da equipe multidisciplinar e residentes de hematologia do Hospital das Clínicas. 

 De acordo a coordenadora do departamento de assistência multidisciplinar do Hemocentro, Emanuelle de Queiroz Monteiro, o evento na capital tem como objetivo divulgar os direitos e deveres das pessoas com hemofilia, bem como as conquistas para o tratamento da hemofilia no Brasil. 

A data é lembrada nos principais Centros de Tratamento em Hemofilia do Brasil (40 CTH's), em parceria com a Federação Brasileira de Hemofilia e Associações filiadas, anualmente, no dia 17/04 – Dia Mundial da Hemofilia – ou nas proximidades desta data. 



See more at: http://www.saude.go.gov.br/view/4329/dia-mundial-da-hemofilia-tem-programacao-especial-no-hemocentro#sthash.It1AFCoc.dpuf








saiba mais da hemofilia


  • Saiba tudo sobre hemofilia







Reações:

0 comentários: