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quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

MEDITAÇÃO E ALTERNATIVAS DE CONTROLE DA DOR.

A dor nada mais é do que um sinal de que algo não está bem no seu corpo, ou seja, ela funciona como um sinal de alerta.

 Na hemofilia, pode ser sinal de hemorragia. Mas pode ser uma dor crônica, aquela que é duradoura, resultado de sequela(as) de sangramento(os).  Caso esteja com uma hemorragia, a única solução é aplicar fator. Mas, dependendo do tempo que se leva pra isso, o sangue pode acumular na articulação ou músculo, fazendo a dor persistir enquanto o edema, "esse sangue que acumula", não for absorvido.

A dor acima de tudo, é um grande incomodo. Alem de medicamentos para controla-la, pode-se usar outras técnicas alternativas juntamente com isso. 

Algumas técnicas que podem ajudar:

 Relaxando o corpo

Difícil relaxar quando se sente dor,  só que, ao mesmo tempo, quanto mais tenso e com estresse, mais a dor tende a aumentar, a liberação de endorfinas auxilia na diminuição ou enfrentamento da dor, porém ele é liberado quando fazemos algo que gostamos ou praticamos atividade física. 

Claro que ninguém vai fazer atividade física com dor. 

Mas você pode tentar relaxar, desviar o foco da dor, mais a frente falaremos sobre isso.  

 Respire fundo. 

Uma dor extrema faz com que a pessoa respire de modo acelerado. A respiração controlada e profunda (vindo do diafragma e do peito) ajuda a estabelecer a resposta calmante do sistema nervoso parassimpático.

Deite-se em um ambiente calmo.

 Feche os olhos ou concentre-os em um ponto específico. Tente desviar o foco da dor vendo um filme ou desenhos animados, ouvindo uma música. Ache uma posição que diminua a dor e fique quieto e relaxado. 

 Concentre-se na respiração.

Você perceberá que está no controle do corpo e terá mais chances de evitar que a dor assuma o controle.  O relaxamento muscular será natural após a respiração profunda. Livre-se do que está sentindo e concentre-se na respiração.

 Pratique a visualização.

 Enfrente a dor. Diversas pesquisas indicam que, em vez de pensar em outras sensações, você tente se separar da dor. Experimente a dissociação (imaginar que a parte dolorida do corpo está separada do resto do corpo).
  Caso as técnicas anteriores não funcionem, foque suas atenções em uma parte do corpo que não esteja doendo. Em vez de pensar na dor de cabeça, concentre-se nas sensações dos pés.

  Procure distrações positivas caso a meditação não funcione.

A dor costuma ser o foco das atenções, mas é possível combatê-la concentrando-se em coisas que gostamos, como assistir um filme, jogar vídeo game ou passar um tempo com pessoas queridas.

 O riso é conhecido por controlar a dor através da liberação de endorfinas.

Música

 Ouvir músicas é um modo de se combater a dor muito utilizado por quem sofre com dores crônicas.

Diversos estudos descobriram que ouvir uma hora de música por dia ajuda no combate da dor crônica aumentando o senso de força do ouvinte e reduzindo as sensações ruins.  As músicas "agradáveis" em particular apresentam melhores resultados

 Utilize o poder da mente para controlar a dor crônica. 

Quem sofre de uma dor moderada, mas duradoura, pode se beneficiar do controle da mente: as técnicas como a visualização e a consciência plena são capazes de melhorar bastante a qualidade de vida dos pacientes.

Lidar com uma dor crônica nunca é fácil, mas você conseguirá pensar menos nisso e aprenderá a controlar a dor através da mente.

Mas não deixe de tratar a dor

Se for um sangramento aplique fator. Use o gelo depois que diminui o sangramento, alivia a dor e ajuda na reabsorção do edema. 

Na dúvida sempre faça fator.

Se a dor for de uma sequela, trate com fisioterapia ou outros recursos, como radiosinoviertese e até cirurgicamente, sempre, orientado por um médico. 

Procure ajuda médica. 


 Procure ajuda antes que a dor fique debilitante.

Por mais que a ideia de superar a dor sem medicamentos pareça algo valente, buscar ajuda também demonstra força mental. 

A dor sinaliza a presença de algo errado no corpo: não se esgote antes de procurar um tratamento profissional.

 Fontes e Citações ↑ 

http://www.health.com/health/gallery/0,,20655874_4,00.html ↑ http://www.healthline.com/health-news/mental-five-mental-tricks-to-ease-pain-101413 ↑ http://www.chronicbodypain.net/15-mental-tricks-that-fight-pain




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