Diário de Um Hemofílico de Bem Com A Vida e Notícias e Tudo Sobre Hemofilia

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

FEBRE AMARELA E CIDADES COM VACINAÇÃO RECOMENDADA

Entenda Tudo Sobre A Vacina.....

Vacina contra febre amarela
Vacina contra febre amarela (Foto: Reginaldo dos Santos/ EPTV)
27/01/2017 18h21 - Atualizado em 13/02/2017 17h09

A Procura por vacina tem aumentado, mas a recomendação do Ministério da Saúde é focar a vacinação nas áreas de risco.

O Ministério da Saúde listou municípios onde a população deve se vacinar contra a febre amarela. Em São Paulo, o número de casos preocupa porque a região norte do estado é uma área de risco e apresentou casos letais da doença.
A Secretaria Estadual da Saúde informa que, no último semestre de 2016, recebeu 1,7 milhão de doses da vacina do Ministério da Saúde e somente neste mês foram enviadas mais 400 mil doses.
A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses, idosos acima dos 60, gestantes, mulheres que amamentam, crianças de até 6 meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

No caso de pessoas com mais de 60 anos em regiões de risco, o médico deve avaliar caso a caso - se o risco de contrair a febre for maior, o médico pode indicar a vacina. 

Pessoas Com Hemofilia Podem Se Vacinar Para Febre Amarela. Não a contra indicação para que pessoas com coagulopatia não deva se vacinar.


Havia uma recomendação de não fazer fator 48 horas depois de vacinas, mas, não a comprovação cientifica de que os anticorpos com a vacina causem inibidor. 

Se houver hemorragia, faça fator....

Não use gelo antes, para não que não interrompa o fluxo da vacina no organismo - faça 40 minutos depois e faça uma massagem lenta.
  • No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra a febre amarela seja tomada duas vezes. Para crianças, uma dose aos 9 meses e outra, aos 4 anos. Para adultos, o intervalo entre as duas doses deve ser de 10 anos.

Se não moro na área de recomendação da vacina ou não vou me dirigir a essas áreas não preciso me vacinar.

Correto. A recomendação para a vacinação é direcionada as pessoas que residem ou vão se deslocar para as áreas com recomendação para vacinação e áreas com recomendação temporária para vacinação.
Atualmente, as áreas com recomendação para vacinação correspondem a 3.570 municípios e as áreas com recomendação temporária para vacinação são os municípios dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia que fazem divisa com Minas Gerais. Confira aqui a lista de municípios.
Confira aqui lista das cidades onde as pessoas devem se vacinar contra a febre amarela.

MUNICÍPIO /  ESTADO

Abadia de Goiás GO
Abadia dos Dourados MG
Abadiânia GO
Abaeté MG
Abaetetuba PA
Abatiá PR
Abdon Batista SC
Abel Figueiredo PA
Abelardo Luz SC
Abre Campo MG
Abreulândia TO
Acaiaca MG
Açailândia MA
Acará PA
Acorizal MT
Acrelândia AC
Acreúna GO
Açucena MG
Adamantina SP
Adelândia GO
Adolfo SP
Afonso Cunha MA
Afuá PA
Água Azul do Norte PA
Água Boa MG
Água Boa MT
Água Clara MS
Água Comprida MG
Água Doce SC
Água Doce do Maranhão MA
Água Fria de Goiás GO
Água Limpa GO
Água Santa RS
Aguaí SP
Aguanil MG
Águas da Prata SP
Águas de Chapecó SC
Águas de Santa Bárbara SP
Águas Formosas MG
Águas Frias SC
Águas Lindas de Goiás GO
Águas Vermelhas MG
Agudo RS
Agudos SP
Aguiarnópolis TO
Aimorés MG
Aiuruoca MG
Ajuricaba RS


Nenhuma grávida deve ser vacinada contra febre amarela.
Mito. A vacinação não está indicada as gestantes. No entanto, na ocorrência de surtos da doença, epidemias ou viagem para área com risco de contrair a doença, a grávida deverá ser avaliada pelo serviço de saúde, considerando o risco benefício da vacinação.  
É importante ressaltar que as demais vacinas definidas no Calendário Nacional de Vacinação para a gestante devem ser administradas durante a gravidez, pois são seguras e trazem proteção para a gestante e o filho.
Mulheres que estão amamentando não devem se vacinadas contra febre amarela.
Mito. As mulheres que estão amamentando bebês maiores de 6 meses de idade poderão ser vacinadas se residirem ou vão se deslocar para as áreas com recomendação para vacinação e áreas com recomendação temporária para vacinação.
A vacinação está contra indicada para mulheres que estão amamentando bebês menores de 6 meses de idade. Na impossibilidade de adiar a vacinação, na possibilidade de surtos, epidemias ou viagem para área com risco contrair a doença, deve apresentar a mãe opções para evitar o risco de transmissão do vírus vacinal pelo aleitamento materno, tais como: previamente a vacinação praticar a ordenha do leite e manter congelado por 28 dias em freezer ou congelador, para planejamento de uso durante o período da viremia, ou seja, por 28 dias ou, pelo menos 15 dias após a vacinação.
Para as mulheres que estão amamentando e residem em outras localidades que NÃO estão sob o risco de transmissão da doença, a vacinação contra a febre amarela deve ser evitada, ou adiada até a criança completar 6 meses de idade.
Tenho alergia ao ovo e mesmo assim, posso receber a vacina febre amarela.
Verdade. As pessoas com história de alergia comprovada ao ovo e seus derivados, gelatina bovina ou a outras, podem receber a vacina febre amarela após avaliação médica. Nesta situação a pessoa deve recebê-la em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas.
Preciso tomar a vacina a cada 10 anos.
Mito. É importante informar que o Calendário Nacional de Vacinação mudou. Até 2014, a recomendação era que o indivíduo deveria ser vacinado de 10 em 10 anos. No entanto, os estudos demonstraram que duas doses são o suficiente para a proteção do indivíduo, não havendo mais a necessidade de se fazer mais que um reforço ao longo da vida.
Mesmo tendo tomado as duas doses, tenho o risco de pegar a doença.
Mito. Se a pessoa está com a Caderneta de Vacinação em dia, conforme as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação, ela está protegida contra a doença, não havendo necessidade de doses adicionais da vacina, mesmo na ocorrência de surtos ou epizootias (morte de macacos).
Se a pessoa já tem duas doses não precisa mais ser vacinado.
Quanto mais doses da vacina eu tomar, mais protegido eu fico.
Mito. Se seguir o esquema vacinal definido pelo Programa Nacional de Imunizações a pessoa estará protegida, não havendo nenhuma proteção adicional se a pessoa for vacinada várias vezes, fora do esquema preconizado. O esquema da febre amarela é de uma dose e um reforço, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber a dose aos nove meses e o reforço aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Pessoas a partir de 5 anos de idade que não tomaram as doses da vacina , a orientação é tomar  uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira. Importante ressaltar que há riscos quando há vacinação sem necessidade, pois poderá desenvolver eventos adversos graves pós-vacinação.
Quem tomar a vacina pode pegar Febre Amarela.
Não.  As vacinas contra febre amarela são seguras e eficazes quando administradas de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunizações. No entanto, como qualquer imunobiológico, tem contraindicações e precauções. A vacinação está contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e mulheres que estão amamentando bebês menores de 6 meses de idade.  É muito importante o cumprimento dessas orientações, pois a vacinação de forma inadvertida poderá desenvolver eventos adversos graves pós-vacinação, apresentando os mesmos sintomas da doença.
Fontes:
Gabi Kopko, com informações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, para o Blog.


Nenhum comentário:




do Diário Postagens opiniões e pensamentos



Quarta- Feira, 27 de setembro


clique e leia tudo

*18 de outubro foi dia dos médicos, parabéns e obrigado a todos os anjos de jaleco.


* Acontece no Espírito Santo, o primiro Hemojogos, 28 de outubro, no parque da Vale. Leia mais.


* Dia 27 de outubro tem Embaixadores da Hemofilia em São Paulo. Clique para saber mais.





LEIA TAMBÉM:



1
jamille edaes

2
Jamille e o marido, Roberto Edaes

3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"

4
jamille edaes

1
jamille edaes

2
Jamille e o marido, Roberto Edaes

3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"

4
jamille edaes




Eventos que participamos e cobrimos



Jamille e o marido, Roberto Edaes
Encontro Rio São Paulo de Hemofilia -RJ,
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Dia Mundial, APHISP - Campinas..
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Divulgando o Dia Mundial da Hemofilia Na Praça Sete. .