Diário de Um Hemofílico de Bem Com A Vida e Notícias e Tudo Sobre Hemofilia

quarta-feira, 31 de maio de 2017

TIPOS DE HEMORRAGIAS

"Deficiência de um dos fatores de coagulação, a hemofilia se manifesta por frequentes hemorragias,  que podem acontecer em músculos e articulações, etc... "


  • Articulações 

Tornozelo
Cotovelo
Ombro


  • Músculos 

Mão, 
braço....
coxa, 
perna, psoas
etc


  • Outras 

 Hematuria
Cabeça
Boca


Sangramentos Nas Articulações   (hemartroses):

Os primeiros sintomas de uma hemorragia na articulações ou juntas  são mancar ou evitar usar o braço ou perna (no caso de criança). É freqüente a queixa de  latejar dentro da articulação. Se não tratado, o sangramento vai continuando até a articulação ficar quente e tensa e ficar com dor forte. Quanto mais rápido o fator é administrado, mais rápida é a recuperação dos movimentos e a diminuição da dor. 
Se você acha que está com hemartrose, trate imediatamente.

Musculares 

ODor, calor no local e enrijecimento muscular são os principais sintomas.... o tratamento deve ser o mais pronto possível. Uma das hemorragias musculares mais complexas é a do pesoas, dedicaremos um capitulo especial a ela. 

Nariz 

Geralmente não são tão graves. Deve-se inclinar a cabeça para frente para evitar  engolir o sangue e apertar o nariz pressionando a ponta por 15 minutos no mínimo.  Se o sangramento não parar,  pode ser usado um Antifibrinolítico (Transamin®,  Hemoblock® ou Ipsilon®) oral para manter o coágulo no  lugar por mais tempo. Se o sangramento continuar, repita  o procedimento por mais duas vezes; se não parar ou se  tiver sangramentos prolongados no nariz, no mesmo dia,  o tratamento com fator pode ser necessário; nesse caso, procure seu Centro de Tratamento de Hemofilia ou fale com um médico.

Sangramento na Boca:


As hemorragias da boca podem ser muito freqüentes nas crianças pequenas, principalmente após trauma, nascimento dos dentes ou mesmo na troca dos dentes de leite pelos permanentes. Outros traumas freqüentes na boca são aqueles localizados na região sub  lingual (debaixo da língua) ou no freio labial ou lingual.

Os hematomas na região sublingual devem ser tratados pelo médico responsável, pois podem representar risco  para o paciente. Os cortes no freio da língua e freio do lábio costumam ocasionar sangramentos difíceis de  controlar. Também os que ocorrem nos lábios, gengivas, língua ou por dentro da bochecha geralmente necessitam de fator. O sangue quando engolido irrita o estômago e pode causar vômito com sangue vivo ou em “borra de café”, ou  fezes com sangue digerido (escuro). Os sangramentos na boca que são resultantes do nascimento dos dentes  geralmente param sem tratamento; mas é preciso examinar com freqüência para garantir que não está se formando um coágulo (que vai crescendo). Uma forma de auxiliar no controle do sangramento dentro da boca, é fazer uma compressão local com gaze. Dobre uma gaze  limpa e morda em cima do local do sangramento, por pelo  menos 30 minutos. Pode colocar um comprimido de antifibrinolítico (Ipsilon ou Transamin) na gaze (triture um comprimido e coloque no meio da gaze e ai morda firme). 
De qualquer maneira, entre em contato com o médico responsável para avaliação, pois pode ser que tenha que receber fator.
Pequenos sangramentos na boca que continuam por  vários dias podem causar uma lenta e constante perda de sangue que pode levar à anemia. Se perceber que o  sangramento dura mais que algumas horas, entre em  contato com o médico para ver se é necessário tomar fator. 

Sangramentos graves e traumatismos que precisam de tratamento urgente:


Traumatismo na cabeça

Se você levar uma pancada forte na cabeça, deve tomar fator imediatamente, mesmo que não surja nenhum  “galo” ou hematoma. Ligue ou vá para o CTH e descreva  o acidente e o médico poderá lhe orientar e tratar. Os sintomas de sangramento no cérebro às vezes são de  difícil identificação e podem aparecer depois de 12 a 24  horas após o acidente. Para você que tem hemofilia, os sintomas abaixo necessitam de reposição de fator urgente:


1) Dor de cabeça
2) Confusão mental
3) Tontura
4) Irritabilidade - agir de forma diferente do nor-
mal, mais choroso (quando criança), nervoso,
agitado.
5) Náuseas e vômitos
6) Sonolência anormal
7) Letargia (dificuldade de acordar ou manter-se
acordado)
8) Pupilas dilatadas ou desiguais
9) Convulsões
10) Inconsciência

Sangramento no olho:

Se sofrer um traumatismo no olho e perceber que está inchado ou com cor alterada, vá ao CTH imediatamente, pois uma hemorragia no olho pode levar à cegueira.


Sangramento no pescoço ou garganta:


Esses sangramentos, embora raros, são graves porque podem afetar a respiração ou a deglutição (ato de  engolir) e causar a morte. Qualquer queixa de inchaço, dor ou endurecimento na região do pescoço ou garganta, ou vômito com sangue deve ser investigada. Quando a pessoa engole sangue pode irritar o estômago e causar  vômito. Se há sangue vivo ou em “borra de café”.

Sangramento no abdome, estômago ou intestino:

As hemorragias nesses locais dão sintomas de tosse ou vômito com sangue, fezes com sangue vivo ou em forma de “borra de café” ou pretas, dor no estômago ou na barriga. A pessoa também fica pálida e fraca pela perda de sangue. Se acontecer qualquer desses sintomas ou se há traumatismo na barriga, fale com o médico imediatamente. 

Sangramento nos rins ou bexiga:

Os sintomas de sangramento nos rins ou na bexiga  costumam ser: urina avermelhada ou marrom, dor nas costas (lombar) e urina freqüente e dolorosa. As hemorragias renais geralmente são espontâneas, isto é, ocorrem sem causa conhecida e são vistas geralmente nos casos de hemofilia grave. Você pode ter também hemorragias nos rins após queda de costas ou traumatismos nessa região e, nesses casos, nem sempre a urina sai avermelhada, podendo manifestar-se como dor de barriga ou dificuldade para evacuar ou urinar devido à formação de hematoma no rim.  A história de pancada nas costas poderá ajudar no diagnóstico.
Você pode ficar com a urina vermelha (hematúria) pela passagem de cálculos (pedras nos rins) ou sem razão aparente. Vá até o CTH, se aparecer sangue na urina.
Nesse caso não use medicamentos Antifibrinolíticos
(Transamin ®, Hemoblock® ou Ipsilon®).

Fratura nos ossos

Uma fratura em uma pessoa com hemofilia pode resultar em sangramento intenso para dentro dos tecidos moles em volta do osso. No caso de colocação de gesso há risco de se formar acúmulo de sangue para dentro dos tecidos a ponto de cortar a circulação da mão ou do pé. Por isso é que a pessoa com hemofilia com osso quebrado precisa tomar fator por vários dias depois ao colocar gesso, até que o osso comece a soldar. necessitam de reposição de fator urgentemente e de avaliação médica.


Leia Mais

mais postagens




Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois

Nasci hemofílico, virei guerreiro de sangue...

No meu imaginário de criança, era super herói, Super poderes? Sim, claro... resiliência,.. sensor de perigo igual o do homem aranha e capacidade de regeneração do Volwerine. . Brincando com efeitos especiais, olha no que deu... dei vida a imaginação.

+Leia Mais



NOTICIAS DAS ASSOCIAÇÕES

eu e a hemofilia


ç

LEIA TAMBÉM:



1
jamille edaes

2
Jamille e o marido, Roberto Edaes

3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"

4
jamille edaes

1
jamille edaes

2
Jamille e o marido, Roberto Edaes

3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"

4
jamille edaes

ds


tudo sobre hemofilia

AVENTUREIROS

ESCALADA
Um dos vencedores era hemofílico.Adventures Of Hemophilic, escalando pela hemofilia.
DESÁFIO
ENCONTRO
Hemofílicos no Desafio de Caribe, Ermanamento Brasil Venezuela.

HEMOFÍLICOS FAMOSOS

Eventos que participamos e cobrimos



Jamille e o marido, Roberto Edaes
Encontro Rio São Paulo de Hemofilia -RJ,
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Dia Mundial, APHISP - Campinas..
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Divulgando o Dia Mundial da Hemofilia Na Praça Sete. .