.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

REVITALIZAÇÃO E USO DA PISCINA DA AHESC

Depois de cinco anos desativada, por causa do furto de uma peça, a piscina de hidroterapia da Casa dos Hemofílicos Volney Bússulo, da AHESC - Associação dos Hemofílicos do Estado de Santa Catarina,  localizada no bairro Agronômica, em Florianópolis, foi reinaugurada ano passado (2016).




 Atendimento de 400 pacientes de todo o Estado é assegurado por convênio com o governo do Estado e parceria com empresas privadas

A revitalização da piscina e os reparos no ambiente foram executados por meio da banca de advogados Menezes Niebuhr e pela construtora Portosul.


O paciente Carlos José Peres, 60 anos, que faz tratamento na casa desde a inauguração, em 1997, contou que durante o período em que a piscina ficou fechada a hidroterapia era realizada em uma academia no bairro Trindade. 


Além de serviços de fisioterapia e hidroterapia, a Casa dos Hemofílicos também dispõe de serviços de assistência social e de psicologia a pacientes e familiares. “Temos 14 leitos para pacientes associados e também oferecemos refeições”, disse a assistente social Paola Schutel, 33. 


A fisioterapeuta Áudria Beretta, 45, ressaltou a importância da piscina, principalmente no tratamento pós-operatório de pacientes. “A água amortece o impacto da carga de exercício. 

A hidroterapia preventiva ou pós-operatória tem como objetivo fortalecer a musculatura e proteger as articulações”, explicou. 

Para se tornar associado e obter os tratamentos gratuitos, o paciente deve apresentar uma declaração médica atestando ser portador da doença e fazer um cadastro. 


A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. 

A doença é genética, ou seja, é transmitida dos pais para os filhos no momento em que a criança é gerada.

Neste ano (2017), conforme Hemofilia News informou em outra matéria, a AHESC começou a oferecer o serviço de hidroterapia, em convenio com uma Universidade. 



A Hidroterapia é hoje  um dos programas da AHESC (Associação dos Hemofílicos de Santa Catarina) para pessoas com hemofilia de 0 a 18 anos em parceria com uma Universidade. 

A hidroterapia e natação são excelentes para quem tem hemofilia, tanto na recuperação, como na prevenção de novas hemorragias.


Por Maxi Anarelli - Fonte: AHESC - Imagens: AHESC

________________________








Não deixe de ler o diário de um hemofílico de bem com a vida...









Reações:

0 comentários: