MINUTO A MINUTO

Note deu pane de novo. Tá velinho.. Ajude Hemofilia News a restaurar o Note. Doe qualquer valor: Ag. 3152 C/c 01085384-8.



SOBRE HEMOFILIA

fbh convida

  • Written by Sora Templates

    AFederação Brasileira de Hemofilia promove mais uma edição do FBH Convida.

evolução

CIRURGIA.

  • Written by Sora Templates

    HC Realiza Primeira Cirurgia Em Triatleta Hemofílico.

,
,

mais notícias

publicidade:

,
,
ANUNCIE AQUI
.
» »Da Redação » Hemominas comemora Dia das Crianças com programação

Assessoria de Comunicação Social da Hemomias - Fotos: Adair Gomez 


Pequenos pacientes do Hemocentro de Belo Horizonte brincam e recebem presentes dos estagiários.


Fotos: Adair Gomez 

O Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) preparou, nesta quarta-feira,11, uma comemoração especial alusiva ao Dia das Crianças voltada aos pequenos pacientes que realizam acompanhamento no ambulatório: um grupo composto por três estagiários do curso de Psicologia da PUC São Gabriel promoveu uma série de brincadeiras e atividades que levaram mais alegria e descontração para as crianças, também surpreendidas com presentes oferecidos pelo grupo.

 A ação faz parte do Projeto de Humanização e Supervisões e tem por objetivo possibilitar acolhimento psicológico aos pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias atendidos no local. Sob a coordenação da psicóloga Adriana Pereira de Sousa, profissional de referência do grupo, os estagiários brincam com as crianças, desenham, participam de jogos e escutam o paciente enquanto aguardam o atendimento médico ou a realização de exames.

Segundo a coordenadora, esse momento é uma oportunidade de os estagiários vivenciarem na prática os estudos acadêmicos, pois são muitos os problemas enfrentados pelos pacientes: “No atendimento eles conversam, escutam relatos, fazem avaliações e, se for o caso, encaminham os pacientes a tratamento no setor de psicologia da Hemominas” afirma Adriana. 



As atividades mudam a rotina dos alunos que fazem o estágio obrigatório. Para Larissa Cunha, do 6° período, o estágio desenvolve seu olhar quanto ao futuro profissional e permite acompanhar as dificuldades provocadas pelo tratamento. “Aprendemos como abordar e conversar com as crianças; é muito bom conhecer o ambiente da Fundação Hemominas e as histórias dos pacientes, isso acrescenta muito em nossa formação”, destaca. Gestor responsável.

Fonte:  Assessoria de Comunicação Social; Fotos Adair Gomez.

Mais Sobre O Serviço 
de Pedagogia da Hemominas:


Serviço de pedagogia da Hemominas realiza atividades com crianças e adolescentes com hemofilia  fazendo um excelente trabalho que faz a diferença na vida e no tratamento.


O atendimento pedagógico aos pacientes do ambulatório do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) foi introduzido em 1996, a partir da observação de questões como fracasso escolar, multirrepetência, dificuldades de aprendizagem e, mesmo, o analfabetismo - demanda esta evidenciada pelos profissionais da equipe multidisciplinar. 




A proposta é favorecer o processo de aprendizagem de pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias cadastrados no ambulatório do HBH que apresentam necessidade de acompanhamento pedagógico. 

Atualmente, o serviço é realizado por dois pedagogos que, em interação com a equipe multiprofissional, procuram sistematizar o atendimento, favorecendo o desenvolvimento do sujeito e a construção do conhecimento.

A prática pedagógica tem como base o binômio educação e saúde e apresenta como característica principal a mediação do processo de construção da aprendizagem e da autonomia. 

O setor desenvolve: atendimento individual semanal, intervenção escolar, atendimentos a grupos acadêmicos e supervisão de estágio, atendimentos contingenciais. Entre os projetos desenvolvidos estão: Apoio didático, Profissionalização, Hemorriso, Conte comigo, Acolhimento e escuta pedagógica e Biblioteca.

A pedagogia funciona de segunda a terça, de 8:00 às 11;00, sexta de 8\;00 às 18:00. 

Exceto quando excepecionalmente há reuniões da equipe. 

Os atendimentos são na sala da pediatria e na sala de transfusão. Brinquedoteca, biblioteca e acompanhamento pedagógico são alguns dos trabalhos realizados, além da inclusão digital. 

É um trabalho excelente que diminui um pouco o estresse do tratamento nos pequenos, ajuda psicologicamente e auxilia na escola. 

Hemominas - Doação e Ambulatório
Alameda Ezequiel Dias, 321
Bairro: Santa Efigênia
Cep: 30130-110

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga
tudo sobre hemofilia

,