MINUTO A MINUTO

Note deu pane de novo. Tá velinho.. Ajude Hemofilia News a restaurar o Note. Doe qualquer valor: Ag. 3152 C/c 01085384-8.



SOBRE HEMOFILIA

fbh convida

  • Written by Sora Templates

    AFederação Brasileira de Hemofilia promove mais uma edição do FBH Convida.

evolução

CIRURGIA.

  • Written by Sora Templates

    HC Realiza Primeira Cirurgia Em Triatleta Hemofílico.

,
,

mais notícias

publicidade:

,
,
ANUNCIE AQUI
.
» »Da Redação »

Aconteceu de 8 a 11 de novembro o HEMO 2017 em Curitba, Congresso Brasileiro de Hematologia. A cada ano o HEMO, cresce, não só em número de congressistas que é composto por médicos, residentes e estudantes das duas especialidades, mas também por biomédicos, enfermeiros e farmacêuticos. 

Além disso, o evento conta com profissionais que atuam dentro das atividades multidisciplinares oferecidas como o Fórum das Instituições de Apoio ao Paciente que aconteceu  em sua 7ª edição e o Simpósio de Psicologia, completando 13 anos de participação no HEMO. 

 A Federação Brasileira de Hemofilia (FBH)  esteve representada no  Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2017), contando ainda com um estande no EXPO HEMO e no Fórum Educacional das Instituições de Apoio a Pacientes Portadores de Doenças Hematológicas ou Onco-Hematólogicas.


Fórum Educacional - Foto da FBH

Segundo informaçõs da Federação Brasileira de Hemofilia, o  Hemo é o terceiro maior congresso do mundo na área, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e reúne mais de 4 mil pessoas entre médicos, biomédicos, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, ortopedistas e outras especialidades, além das organizações de pacientes. 


Foto da FBH
A atualização clínica e científica dentro do congresso é extensa e permite uma apresentação do que a de melhor e mais novo em tratamentos e fármacos na área, que fazem  com que os pacientes tenham a melhor qualidade de vida desde o diagnóstico efetivo até a possível cura. 

Uma das atividades de destaque, foi a Conferência Magna, que reforçou a integração que a ABHH tem com a comunidade científica internacional,  e proporcionou ao  participante, a ilustre presença de Bob Lowenberg, professor de Hematologia no Erasmus University Medical Center, em Roterdam, Holanda e Editor-Chefe do Blood Journal, um dos periódicos científicos de hematologia mais acessados do mundo, com o tema “Treatment of AML: Quo Vadis?”. 

O HEMO 2017 também conta com a área de expositores, um espaço interessante com equipamentos de última geração que serão apresentados de maneira funcional, além dos novos medicamentos recém-aprovados com estudos em fases clínicas. 

A Federação Brasileira de Hemofilia participou com um estande na exposição. 

Além de todas essas atividades o congresso proporcionou uma interação e troca de experiências entre profissionais, através do  pré-congresso, que englobou a prova de título e também o treinamento de Auditores do Programa de Acreditação da AABB & ABHH, Encontro Italo-Brasileiro da AIBE e o Curso de atualização em trombose e hemostasia: uma iniciativa conjunta da ABHH e ISTH. Temas, atividades, palestras e conferências agregaram dentro do HEMO todas as vertentes em Hematologia e Hemoterapia. 

O Congresso é elaborado durante 12 meses para que possa possibilitar ao congressista, agregar conhecimento, atualização clínica, networking entre os pares, mas com um foco principal: levar ao paciente o diagnóstico preciso com o melhor tratamento disponível. 


Foto da Internet - de Sonia Saragoza
A FBH manteve um estande no setor de exposição para que onde os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho exercido nacionalmente pela instituição.  

Foto da Internet de Márcia Pereira

Além disso, promoveu em parceria com a ABHH, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA) o Fórum Educacional das Instituições de Apoio a Pacientes Portadores de Doenças Hematológicas ou Onco-Hematólogicas. 


Fórum Educacional, participação da FBH. Foto da FBH
Em sua 7ª edição, o fórum irá abordou o tema   Artropatia Hemofílica, contemplando um estudo de caso e a visão do paciente.

O fórum também abordou sobre a Talassemia no Brasil. Alguns eventos que aconteceram dentro do 7° Fórum educacional das Instituições de apoio à pacientes portadores de Doenças Hematológicas ou Onco-Hematológicamal. 

A abertura oficial com Dimas Tadeu Covas. Aconteceu dentro do Fórum, O Painel: Um olhar humanizado para a Talassemia no Brasil, que teve como  Moderador: Giorgio Baldanzi , também Palestrante, junto com Eduardo Fróes,José Eduardo Levi e Fernando Ferreira Costa. 

Outro tema apresentado dentro do Fórum foi o Diagnóstico molecular e epidemiologia / Molecular, com foco no, Exame de seguimento; protocolo de tratamento; Terapia quelante; ainda como tema a Perspectiva do Paciente Talassêmico; Segurança do sangue (sorologia e NAT) ; seguida de Discussão Tânia Maria Onzi Pietrobelli como Moderadora e palestrantes: Claudia Santos Lorenzato, Luciano Pacheco e Francisco Marcelino Rogério Filho. 

Outro importante tema dentro do Fórum, a Artropatia Hemofílica: Diagnostico E Tratamento; ainda no campo ortopédico, um Estudo De Caso Na Cirurgia Ortopédica Em Hemofilia e por fim abertura para Perguntas e Respostas.


Foto das redes sociais - Márcia Pereira
O envolvimento da FBH em eventos médicos-científicos reforçou um dos pilares do trabalho da Federação: proporcionar que é o de  levar às pessoas com coagulopatias orientações e informações seguras e comprovadas cientificamente sobre o melhor tratamento e garantir o acesso de todos os brasileiros aos medicamentos e tratamentos adequados para que tenham vida plena, autonomia e independência.


Foto da FBH - Editada pelo blog
A APH ( Associação Paranaense de Hemofilia) também  esteve presente no stand da Federação Brasileira de Hemofilia, dando apoio com voluntários.

Doutor Luciano Rocha Loures, esteve presente participando e dividindo conhecimento ortopédico em  Hemofilia no Sábado, dia 11 de novembro na parte da manhã.

Doutor Luciano Rocha Loures Paricipando do Hemo(Foto de Luciano Rocha)

Doutor Luciano Rocha Loures Paricipando do Hemo(Foto de Luciano Rocha)

Aconteceu também um Simpósio de Odontologia em Hematologia, com o Dr. Cassius Torres  atuou  junto a  coordenação do evento, e ainda atuou na organização o Comitê de Odontologia.



Comitê de Odontologia E Participantes do Evento
Foto de Héliton Spindola

Simpósio de Odontologia que Ocorreu no Hemo
Simpósio de Odontologia que Ocorreu no Hemo

Trabalhos científicos de especialistas e profissionais do Brasil e do Mundo são apresentados dentro do Hemo.


 Alguns dos que trataram sobre hemofilia:

  •  Hemostasia E Parede Vascular: Doenças De Plaquetas  Perfil Clínico Dos Portadores De Hemofilia B Atendidos No Centro De Hemoterapia De Sergipe.  
  • Perfil Epidemiológico Da Hemofilia E Diagnóstico Laboratorial Dos Inibidores Dos Pacientes Atendidos No Hemocentro Coordenador Do Estado De Sergipe. 
  • Uso Do Fator Recombinante VIII Em Hemofilia A E Inibidor Do Fator VIII Em Altos Títulos. 
  • Relato Percepções De Pacientes Com Hemofilia Sobre O Tratamento Com Radiossinoviortese (Hemope). 
  • Indução De Imunotolerância Em Pacientes Adultos Com Hemofilia A E Inibidor: Resultados Do Hemocentro,
  • Explorando A Adesão À Terapia Profilática Na Hemofilia: Existe Congruência Entre Medidas Objetivas E Subjetivas De Adesão 
  • Avaliação Do Tratamento De Imunotolerância Dos Pacientes Com Hemofilia A E Inibidor Atendidos No Hemoes 
  • Desenvolvimento De Inibidor Em Hemofilia A Leve
  • Relato De Caso Avaliação Do Impacto De Polimorfismos/ Mutações Em Genes Associados À Hemostasia Na Diversidade Clínica De Pacientes Com Hemofilia A 
  • Análise De Sinais E Sintomas Em Portadoras De Hemofilia: Revisão Sistemática Com Metanálise
  •  Primeiro Registro Multicêntrico De Hemofilia A Adquirida Do Brasil
  • Dados Clínicos E Qualidade De Vida Associada Ao Comprometimento Musculoesquelético E Atividade Funcional De Pessoas Com Hemofilia Em Um Hemocentro No Brasil 
  • Avaliação Dos Aspectos Determinantes De Qualidade De Vida De Pessoas Com Hemofilia Em Um Hemocentro No Brasil 
  • Tratamento De Hemofilia Nas Regiões Brasileiras: O Que As Estatísticas Indicam 
  •  Relato De Caso De Uma Paciente Hemofilia A (Adquirida)
  •  Meu Filho Tem Hemofilia. E Agora? – Uso Do Vídeo Para Esclarecimento De Diagnóstico Situações Vivenciadas No Cuidado Ao Filho Com Hemofilia A
  •  Relato De Caso Perfil Clínico Dos Portadores De Hemofilia B Atendidos No Centro De Hemoterapia De Sergipe 
  • A Evolução Do Tratamento Científico Das Coagulopatias 
  •  Perfil Epidemiológico Dos Portadores De Hemofilia A Atendidos No Hemocentro Coordenador De Sergipe
  •  Uso Do Fator Recombinante Viia Em Hemofilia A E Inibidor Do Fator VIII Em Altos Título
  • Relato De Caso Tratamento Profilático: Resultados De Uma Abordagem Inovadora Percepções De Pacientes Com Hemofilia Sobre O Tratamento Com Radiossinoviortese (Hemope) 
  • Induução De Imunotolerância Em Pacientes Adultos Com Hemofilia A E Inibidor: Resultados Do Hemocentro Do Ceará
  •  Explorando A Adesão À Terapia Profilática Na HemofiliA
  •  Existe Congruência Entre Medidas Objetivas E Subjetivas De Adesão? 
  • Avaliação Do Tratamento De Imunotolerância Dos Pacientes Com Hemofilia A E Inibidor Atendidos No Hemoes 
  • Desenvolvimento De Inibidor Em Hemofilia A Leve
  • Relato De Caso Avaliação Do Impacto De Polimorfismos/ Mutações Em Genes Associados À Hemostasia Na Diversidade Clínica De Pacientes Com Hemofilia A Grave 
  •  Análise De Sinais E Sintomas Em Portadoras De Hemofilia: Revisão Sistemática Com Metanálise
  •  Primeiro Registro Multicêntrico De Hemofilia A Adquirida Do Brasil: Dados Clínicos E Terapêuticos
  •  Systematic Molecular Analysis In Hemophilia A Patients In A Cohort From Bogotá, Colombia 
  • Qualidade De Vida Associada Ao Comprometimento Musculoesquelético E Atividade Funcional De Pessoas Com Hemofilia Em Um Hemocentro No Brasil 
  • Avaliação Dos Aspectos Determinantes De Qualidade De Vida De Pessoas Com Hemofilia Em Um Hemocentro No Brasil Tratamento De Hemofilia Nas Regiões Brasileiras: O Que As Estatísticas Indicam Nos Últimos Oito Anos Hemofilia A Com Formação De Autoanticorpos Contra O Fator VIII
  •  Relato De Caso De Uma Paciente Pediátrica Hemofilia A (Adquirida) Como Quadro Inicial De Lúpus Eritematosos Sistêmico: Um Caso Raro 
  • Meu Filho Tem Hemofilia. E Agora? – Uso Do Vídeo Para Esclarecimento De Diagnóstico Sacramento Aor, Santos Mad, Rodrigues Pc Fundação Centro De Hematologia E Hemoterapia De Minas Gerais (Hemominas), Belo Horizonte, Mg, Brasil Objetivos: Informar 
  • O Paciente E/Ou Cuidador. Situações Vivenciadas No Cuidado Ao Filho Com Hemofilia A: Relato De Caso 
------------------------------

Por Maximiliano Anarelli de Souza
Fontes: ABHH ( Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia); Federação Brasileira de Hemofilia. Fotos: Federação Brasileira de Hemofilia; ABHH, Marcia Pereira, Sonia Saragosa, Camila, Dr. Luciano Rocha  e Héliton Spindola

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga
tudo sobre hemofilia

,