Acessosacesssos ate aqui

saiba sobre os problemas que ocorreram no tratamento da hemofilia - últimos eventos de hemofilia


Veja As Últimas Nóticias doMundo da Hemofilia.Atualizado em 18 de março

HEMOBRÁS AVANÇA


  • Written by Sora Templates

    Hemobrás Inaugura Mais Uma Etapa, Bloco da Fábrica de Hemoderivados. Deve Começar a Produzir em2025

PARCERIA


  • Written by Sora Templates

    Convênio acadêmico Cientifíco entre ABRAPHEM e Faculdade Mackenzie

 

...

DIA MUNDIAL




 

publicidade - responsabilidade dos anunciantesblog 

 

publicidade - clique nos anúncios ajuda o blog 


 


NOTÍCIAS


NOTICIAS NOSSO DIA HOJE


ILUSTRAÇÃO

Hoje, dia mundial da hemofilia..Dona Hemofilia tá aqui. Mas Como Sempre sigo.Dedo inchando machuquei dormindo? e quadril estranho. Mas já forrei a cama, varri a casa.E com planos de aventuras nós próximos dias.Eu não posso parar. A hemofilia não pode me parar
Clica Para Ler Tudo


NOTICIAS SOBRE O DIA MUNDIAL


ILUSTRAÇÃO

Dia a mundial da Terá Vários eventos. Entre Eles A Iluminação De Prédios E Monumentos. ABRAPHEM Terá Live, Distribuição de Bolsas Térmicas e Inúmeras Ações
Clica Para Ler Tudo


TERAPIA DE RNA


ILUSTRAÇÃO

promessa É Tratar A Hemofilia Com 6 Injeções Anuais. Terapia Por RNA Pode Trazer Revolução. A reportagem é da VEJA Os estudos estão na fase 3.



DÁRIO DE BORDO COM H


ILUSTRAÇÃO

Hoje o Diário do Aço publicou uma matéria sobre minha história e falando dos avanços no tratamento da hemofilia e da vjagen quenvou fazer á viagem para visitar a fábrica da Hemobrás.


ILUSTRAÇÃO

Ano Passado bactéria, chicungunha na passagem de ano... ufa! Não bastasse dona hemofilia. Mas somos casca grossa. Seguimos firmes. Dia Mundial da hemofilia, nosso mês.


ILUSTRAÇÃO

Buscando fator e levando exames, embora sintomas sumirem a bactéria ainda aqui, e depois de tomar o remédio pra hepatite precisava saber se deu certo. aproveito pra passear..


Mais do Diário


mais nóticias


nas telas

opinião

ILUSTRAÇÃO

Direitos? Quais direitos de quem tem hemofilia. Embora hoje o tratamento seja melhor dificuldades ainda existem e precisamos mais direitos. A mães que criam os filhos sozinhos e tem dificuldades de trabalhar, hemofílicos com sequelas... mas sem apoio ou assistência.


fIQUE por dentro


histórias




fatos interessantes


ANUNCIE AQUI
.
» »Da Redação » MÃE DE FILHOS COM HEMOFILIA SOFRE COM PRECONCEITO E DESCONHECIMENTO

12.set.2016 às 9h12


A cabeleireira Allane Maria Penha Nogueira, 38, é mãe de Matheus, 20, e Luan, de 13 anos. Os dois nasceram com hemofilia, que provoca uma desordem na coagulação do sangue.


Os sintomas mais comuns são os sangramentos prolongados, que podem ser externos ou internos. Até o nascimento de Matheus, Allane não sabia quase nada sobre hemofilia. Os sinais começaram quando ele tomou as primeiras vacinas: vários hematomas pelo corpo. 

O diagnóstico só aconteceu depois de cinco meses. “Ele passou por vários médicos. Alguns queriam que ele fizesse exames que não poderia fazer devido à hemofilia. Falta se falar mais sobre a doença, não existe campanha na TV, nas escolas. Você vai aos hospitais e alguns médicos não conhecem. A mãe é que tem que explicar”, diz ela. Allane diz que também sentiu um pouco de preconceito quando tentou matriculá-lo pela primeira vez em uma escola, quando estava com 3 anos. “A diretora mudou o tratamento comigo quando descobriu que ele tinha hemofilia. Disse que a escola podia não ser adequada, pois tinha escadas. Cair da escada é um problema para criança com hemofilia e sem hemofilia. Depois disso, eu é que não quis mais ele naquela escola”, diz. 

 A falta de conhecimento sobre a doença, na opinião da mãe, também interferiu na transferência de do filho de curso técnico. “Ele tinha passado na escola técnica para mecânica, que era o sonho dele. Começou a fazer as primeiras aulas e depois me ligou dizendo que tinha mudado de curso. Senti que não estava muito feliz. Ele falou que o diretor chamou o pai dele para falar que aquelas aulas não eram adequadas, que ele poderia se machucar. Me informei depois e não tinha nada a ver. Ele deixou se fazer o curso que ele gostava por falta de conhecimento da escola.” Matheus e Luan foram para a escola em fases diferentes da forma como a hemofilia é tratada no país.

Desde 2011, as pessoas com hemofilia recebem do governo um tratamento profilático para evitar os sangramentos que pode ser realizado em casa. 

Antes, os pacientes só recebiam o tratamento no hospital em caso de necessidade. Antes do tratamento profilático, as crianças com hemofilia eram superprotegidas. “Elas têm uma limitação na atividade física. Podem ter vida quase normal, mas precisam ter cuidado para não bater a cabeça, pois se tiver sangramento pode virar uma coisa mais grave. Na escola, qualquer tombo ou batidinha tem que avisar a mãe. São crianças que antigamente faltavam muito à escola. Hoje, com a profilaxia, levam uma vida mais normal”, diz a hematologista Claudia Lorenzato. Luan, por exemplo, já conseguiu fazer educação física na escola. “Ele caiu duas vezes. Uma vez bateu o rim e teve que ficar internado. Na outra, quebrou o braço. 

Hoje, ele faz em problema. A escola me avisa se tiver algum problema, os amiguinhos ajudam a proteger”, afirma Allane. 

A falta de tratamento profilático pode gerar deformidades ou sequelas, principalmente nas articulações. Matheus, por exemplo, não consegue virar os tornozelos para os lados e preciso fazer algumas cirurgias nos cotovelos. Já Luan não teve esses problemas nas articulações. Allane diz que essa é sua maior preocupação. “Sempre peço para se cuidarem para não ficarem com sequelas. 



Não quero que tenham uma visão de que são inválidos, pois não são. São crianças normais, mas que precisam de mais cuidados.” Para ela, o filho mais velho já está lidando melhor com a doença. Tanto que fez uma tatuagem no braço. “Creio que é para mostrar que hemofílico também pode fazer uma tatuagem ou colocar um piercing. Ele pode tudo.” 



Na tatuagem de Matheus, além de um coração, há a informação de que ele tem hemofilia grave (Arquivo Pessoal) 

Na tatuagem de Matheus, além de um coração, há a informação de que ele tem hemofilia grave (Arquivo Pessoal) 

ESCLARECIMENTO

No Paraná, o Hemocentro vem fazendo um trabalho de esclarecimento sobre a hemofilia junto às escolas. Uma vez por ano são organizados encontros com diretores e professores. “A gente explica o que é hemofilia, os cuidados, pois os professores também têm muito medo em relação a essas crianças, não sabem o que pode fazer.

A gente faz esse encontro na tentativa de conversar, de falar sobre a doença, de falar sobre esporte, de esclarecer as dúvidas e ajudar que fiquem mais confiantes”, afirma Claudia. Segundo ela, os professores ficam sabendo que os pais e mães dessas crianças são treinados desde cedo a reconhecer um sangramento e saber quando trata-lo. “A gente ensina os pais a fazer a infusão. 

Quando a criança é mais velha, ela mesmo se auto-punciona e faz a medicação. Assiim tem mais liberdade, qualidade de vida.”

 “A gente ensina a esses professores a confiarem na palavra dos pais, pois foram treinados para reconhecer sinais de sangramento.” Segundo números de 2015 do Ministério da Saúde, há no Brasil 11.597 pessoas com hemofilia, sendo 9.616 com o tipo A e 1.881 com o tipo B. 

 A profilaxia primária teve início em 2011, segundo a Federação Brasileira de Hemofilia. Para reduzir o número de hemartroses sangramento interno da articulação e hemorragias surgiu a profilaxia, tratamento domiciliar que consiste na aplicação do concentrado de fator de coagulação de 1 a 3 vezes por semana, implementado pelo Ministério da Saúde e disponibilizado pelo SUS. 

Segundo a Federação Brasileira de Hemofilia, a profilaxia é a única forma de as pessoas com hemofilia terem suas articulações preservadas e exercerem a cidadania com independência e autonomia e serem inseridas na sociedade com as mesmas oportunidades de qualquer cidadão brasileiro. 

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

T1

tudo sobre hemofilia

Quer Colaborar Com Nosso Trabalho?

Hemofilia News está na internet desde 2005 com o Diário de um hemofilico de Bem com a vida. Estamos hoje em todas as redes sociais e YouTube. Sem fins lucrativos. Quer contribuir com qualquer valor?. •Pix da caixa CPF 06746742601

Conta Santander Agência 3005 conta corrente 01087786-3

Pix Picpay Instituição 380. Ag 0001 Cc 52175856-4

T2


SOBRE HEMOFILIA

T3

74

T5


Saiba mais


T6