Acessosacesssos ate aqui

saiba sobre os problemas que ocorreram no tratamento da hemofilia - últimos eventos de hemofilia


Veja As Últimas Nóticias doMundo da Hemofilia.Atualizado em 18 de março

HEMOBRÁS AVANÇA


  • Written by Sora Templates

    Hemobrás Inaugura Mais Uma Etapa, Bloco da Fábrica de Hemoderivados. Deve Começar a Produzir em2025

PARCERIA


  • Written by Sora Templates

    Convênio acadêmico Cientifíco entre ABRAPHEM e Faculdade Mackenzie

 

...

DIA MUNDIAL




 

publicidade - responsabilidade dos anunciantesblog 

 

publicidade - clique nos anúncios ajuda o blog 


 


NOTÍCIAS


NOTICIAS NOSSO DIA HOJE


ILUSTRAÇÃO

Hoje, dia mundial da hemofilia..Dona Hemofilia tá aqui. Mas Como Sempre sigo.Dedo inchando machuquei dormindo? e quadril estranho. Mas já forrei a cama, varri a casa.E com planos de aventuras nós próximos dias.Eu não posso parar. A hemofilia não pode me parar
Clica Para Ler Tudo


NOTICIAS SOBRE O DIA MUNDIAL


ILUSTRAÇÃO

Dia a mundial da Terá Vários eventos. Entre Eles A Iluminação De Prédios E Monumentos. ABRAPHEM Terá Live, Distribuição de Bolsas Térmicas e Inúmeras Ações
Clica Para Ler Tudo


TERAPIA DE RNA


ILUSTRAÇÃO

promessa É Tratar A Hemofilia Com 6 Injeções Anuais. Terapia Por RNA Pode Trazer Revolução. A reportagem é da VEJA Os estudos estão na fase 3.



DÁRIO DE BORDO COM H


ILUSTRAÇÃO

Hoje o Diário do Aço publicou uma matéria sobre minha história e falando dos avanços no tratamento da hemofilia e da vjagen quenvou fazer á viagem para visitar a fábrica da Hemobrás.


ILUSTRAÇÃO

Ano Passado bactéria, chicungunha na passagem de ano... ufa! Não bastasse dona hemofilia. Mas somos casca grossa. Seguimos firmes. Dia Mundial da hemofilia, nosso mês.


ILUSTRAÇÃO

Buscando fator e levando exames, embora sintomas sumirem a bactéria ainda aqui, e depois de tomar o remédio pra hepatite precisava saber se deu certo. aproveito pra passear..


Mais do Diário


mais nóticias


nas telas

opinião

ILUSTRAÇÃO

Direitos? Quais direitos de quem tem hemofilia. Embora hoje o tratamento seja melhor dificuldades ainda existem e precisamos mais direitos. A mães que criam os filhos sozinhos e tem dificuldades de trabalhar, hemofílicos com sequelas... mas sem apoio ou assistência.


fIQUE por dentro


histórias




fatos interessantes


ANUNCIE AQUI
.

 Tratamento da hemofilia é um direito, no Brasil fornecido gratuitamente pelo SUS, mas que impõe deveres - "todo grande direito impõe grandes responsabilidades. Mas calma, no caso do fator, não é tão grande assim".

Como se sabe, o preço do fator é alto, mas o custo de não ter o tratamento para as pessoas com hemofilia é maior, como já foi provado. Mas, sendo caro, devemos ter responsabilidade para com ele, usa-lo corretamente e ter o cuidado com seu armazenamento para que não venha a se perder e gerar prejuízos. 

Medicamentos que necessitam de refrigeração, são chamados de medicamentos termolábeis.

Também são  conhecidos como os medicamentos biológicos, que são medicamentos especiais que necessitam de refrigeração até momentos antes de serem administrados, como os medicamentos usados no tratamento de hemofilia e outras coagulopatias. 

Quando se começa a fazer parte no Programa de Dose domiciliar, o primeiro passo é um treinamento, depois a assinatura do termo de compromisso, que se deve seguir. 

Assumimos a responsabilidade pelo armazenamento e cuidado com fator e a devida aplicação correta. Precisamos então saber como transportar e armazenar corretamente. 

Orientações práticas, na segurança 
do Armazenamento e Transporte:

Como transportar os medicamentos biológicos

Devem ser transportado em caixa de isopor ou bolsa térmica com Gelo Químico (reutilizável). 

O transporte na caixa de isopor deve acontecer com a caixa devidamente tampada, sugerimos fechar a caixa de isopor com uma fita adesiva para melhor vedação e manutenção da temperatura. O ideal é uso de gelo reutilizável ou gelo artificial como também são conhecidos. 

Alguns tipos de gelo reutilizáveis  mais comuns são

  • Gelo reutilizável rígido – gelox: geralmente uma caixinha de plástico, com gel em seu interior, fechado com uma tampa de rosca ou pressão.




  • Bolsa térmica de gelo em gel – bolsa termogel: uma bolsa flexível de gelo em forma de Gel.




Todos são também conhecidos como gelo químico. 

Os gelos reutilizáveis devem ser deixados no congelador até solidificar pelo período mínimo de 8 horas. 

O gelo reutilizável devem ser colocados dentro da bolsa térmica ou da caixa de gelo no fundo da caixa ou bolsa e nas laterais caso sejam bolsa ou caixa grande. 

Importante evitar o contato direto do gelo reutilizável com o frasco da medicação.

Armazenando o medicamento 
biológico na geladeira doméstica:

O medicamento devem ser retirado da caixa de isopor ou bolsa térmica e mantido na caixa do fabricante; Depois deve ser armazenado na geladeira, na prateleira do meio, separado dos alimentos e bebidas.

Nunca coloque o seu medicamento na porta da geladeira, no congelador ou na gaveta de legumes e de alimentos frescos.

Observe sempre a validade do fator. 

Algumas Dicas Sobre O Armazenamento
Na Geladeira:

Evite colocar  na porta, pois é o local onde há maior variação de temperatura e movimento.

Para evitar congelamento, tome cuidado para que ela não encoste no fundo da geladeira. Uma vez congelada ela perde sua função.

Para evitar que os fatores caiam da geladeira e quebrem, armazene em caixas ou  potes, dentro da geladeira, abertos para a temperatura ser mantida. 


Embora a temperatura varie de fabricante para fabricante,  deve-se manter  entre 2ºC e 8ºC.
.

O que fazer na falta de energia elétrica:

Na ocorrência de falta de energia, o medicamento deve ser armazenado na caixa de isopor ou na bolsa térmica, devidamente preenchidos com gelo reutilizável.

"Nunca coloque o seu medicamento no congelador!"

Como precaução mantenha barras de gelo reutilizável no congelador, faltando energia você terá como manter refrigerado o seu medicamento.

Viagens e medicamentos biológicos e injetáveis:

As companhias aéreas devem ser comunicadas sobre a necessidade de transportar medicamento biológicos e autoaplicáveis (medicamentos biológicos subcutâneos).

  • Leve sempre a receita médica;
  • Transporte os medicamentos segundo as orientações de transporte;
  • No caso de vôos longos,  solicite  o condicionamento do medicamento na geladeira do avião, segundo as orientações de armazenamento;
  • Se a viagem for de ônibus ou carro, providencie uma quantidade extra de gelo reutilizável, para veículos existem algumas opções de geladeiras portáteis.
Validade do Fator:

A validade total do fator de coagulação é de dois anos. No entanto, considerando o período que compreende desde sua produção até a chegada à casa dos pacientes, esse período se reduz, visto que passa por processos de importação, transporte e distribuição.

A Federação Brasileira de Hemofilia, lembra que, é importante que a validade do produto armazenado na geladeira seja monitorada e, em caso de haver unidades próximas da data do vencimento, estas devem ser devolvidas ao hemocentro antes de vencer. 

Quando o produto tiver validade para o mês seguinte e estiver corretamente acondicionado, deve ser levado de volta ao hemocentro de origem e trocado por outro com maior validade para que seja evitado seu vencimento e consequente perda. 

Segundo a FBH, porém, se o produto for devolvido para o hemocentro sem que esses cuidados sejam observados, corre o risco de ser descartado, trazendo um prejuízo financeiro muito grande ao país. 

Além disso, pode abrir um precedente a respeito da quantidade dispensada, pois com as perdas de produtos, a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) será questionada sobre a real necessidade de compra e distribuição da quantidade atual dos fatores, ocasionado risco de diminuição do quantitativo.

Por este motivo, é muito importante que todos estejam atentos quanto ao armazenamento, transporte e validade do produto.

"Os fatores de coagulação são medicamentos de alto custo e é responsabilidade também das pessoas com hemofilia e familiares zelarem por sua adequada utilização. "

Novidades para armazenar
 e transportar medicamentos biológicos:

Existem no mercado geladeiras especiais para armazenar e transportar medicamentos termolábeis, essas geladeiras garantem o armazenamento e transporte em temperatura correta. 

Fonte: Publicado em 13/02/2014em Medicamentos biológicos

T1

tudo sobre hemofilia

Quer Colaborar Com Nosso Trabalho?

Hemofilia News está na internet desde 2005 com o Diário de um hemofilico de Bem com a vida. Estamos hoje em todas as redes sociais e YouTube. Sem fins lucrativos. Quer contribuir com qualquer valor?. •Pix da caixa CPF 06746742601

Conta Santander Agência 3005 conta corrente 01087786-3

Pix Picpay Instituição 380. Ag 0001 Cc 52175856-4

T2


SOBRE HEMOFILIA

T3

74

T5


Saiba mais


T6