Diário de Um Hemofílico de Bem Com A Vida e Notícias e Tudo Sobre Hemofilia

quinta-feira, 15 de junho de 2017

PEQUENAS EMERGÊNCIAS

Saiba como lidar com pequenas hemorragias e veja mais sobre hemofilia


Pra começo de conversa, hoje o tratamento da hemofilia, pode contar com a profilaxia, que pode prevenir boa parte das hemorragias e proteger a pessoa com hemofilia.  

Crianças são curiosas e, às vezes, um pouco descuidadas, e o risco de  acidentes e incidentes não é incomum, podendo provocar, desde cortes superficiais, como os provocados por uma folha de papel, até a lesões graves, que requerem pontos, por exemplo.  
Os pais por isso estão sempre atentos, mas em quem tem um filho com hemofilia, o medo é maior. Mas calma, na maioria das vezes não é nada grave. Importante é prevenir e estar preparado com conhecimento e informação sobre como agir. 


Conheça ao máximo da hemofila e saiba como agir em caso de pequenos acidentes ou incidentes. 

Aprenda a avaliar a gravidade do machucado e o que fazer caso ele esteja sangrando demais. 

Como evitar? Além das óbvias facas e tesouras, pregos, vidros, espelhos e porcelanas devem ficar fora do alcance dos pequenos. Redobre a atenção quando o bebê começar a engatinhar: pisos cortantes, como os de ladrilho, representam ameaça. Brincadeiras com cães exigem supervisão, já que mordidas e arranhões podem ser sérios, comprobabilidade de infeccionar.


No geral não existem cuidados especiais nas crianças com hemofilia, proteger as quinas é uma dica, algumas mães colocam proteção nos joelhos e cotovelos dos bebes quando começam a engatinhar... converse com o médido do seu Centro de Tratamento sobre isso.

E Se Acontecer?
Pequenos cortes ou arranhões em geral 
não trazem problemas maiores.

* Lave bem o local do machucado com água corrente e sabão, de preferência neutro, para diminuir os riscos de infecção. Também vale usar soro fisiológico. Depois, pressione o local com uma toalha limpa para estancar o sangramento.

* Cubra o corte ou arranhão com um curativo ou bandagem.
Curativos adesivos ou gaze com esparadrapo aumentam a umidade no local e prejudicam a recuperação. 


* Dê preferência a curativos porosos.
* Se o corte for profundo e demandar pontos, pode ser necessário aplicação de fator, nesse caso, procure seu Centro de Tratamento.

Áreas como supercílios e couro cabeludo costumam sangrar bastante, mas nem sempre isso é sinônimo de corte muito profundo.

* Recorra a um médico se você observar um caco de vidro ou outro material no local do corte. Atenção: nada de tentar retirá-lo por conta própria. A tentativa pode agravar a situação. 

*Caso o sangramento persista após fazer curativo, se tiver fator em casa, aplique e procure o Posto de Saúde ou Hospital mais próximo. Se for necessário dar pontos, é importante fazer fator. 

se a criança se cortar com um objeto enferrujado e não estiver devidamente vacinada contra tétano, o médico pode decidir imunizá-la e administrar um soro antitetânico. 
Sempre que presenciarem uma situação
 que envolva risco para a criança, devem chamá-la para conversar e, com muita paciência

Alguns medicamentos não são recomendados em quem tem hemofilia, fique atendo aos medicamentos que contenham acido acetilsalicílico, estes quem tem hemofilia não pode tomar. A lista abaixo pode ajudar... 


Hemorragias

No caso da hemofilia, é importante levar em conta que, quedas ou tombos podem provocar hemorragias internas, portanto em casos assim deve se ficar atento. 

Na dúvida sempre faça fator. 

As hemorragias podem acontecer nas articulações e músculos, a principio os sintomas são invisíveis. Saiba mais sobre hemorragias.Dor, inchaço e calor no local são os sintomas mais comuns. A principio não a sintomas, e eles surgem e vão evoluindo gradativamente. Se uma hemorragia acontecer, fique tranquilo, faça fator, gelo pode ajudar e repouso dependo da intensidade, gravidade e local.  

Evite recriminar a criança ou usar expressões como, se machucou de novo? Tente manter a calma, pra não assustar a criança... atitudes como essas, podem levar a criança a tentar esconder que está tendo uma hemorragia. 

Faça Fator.

Hoje podemos contar com a dose domiciliar, onde o pai ou a mãe, ou qualquer outra pessoa previamente treinada aplica o fator. 

PREVENÇÃO: elimine as armadilhas da sua casa 

No quarto - O quarto do bebê deve ser um lugar absolutamente seguro, sem nada que possa machucar. Lembre-se de diminuir a altura do berço conforme a criança cresce – em geral eles têm três níveis e, quanto maior a criança, mais fundo deve ser o berço para que ela não pule ou caia. 

No banheiro As crianças são muito rápidas. Alguns segundos de distração são o suficiente para causar um acidente que pode ser fatal. Por isso, o melhor ainda é prevenir. 
Antes de começar a trocar o bebê ou dar banho, tenha tudo ao alcance das mãos. Nunca deixe a criança sozinha em cima de trocadores e banheiras, nem por um segundo. E, quando ela já for grande o suficiente para tomar banho de chuveiro, coloque um tapete de borracha próprio para boxes. Os azulejos molhados se tornam extremamente escorregadios e a criança pequena, muitas vezes, não tem coordenação nem equilíbrio apurados para evitar a queda. 

Se a criança cair e quebrar um dente “Faça uma compressa com algodão ou gase para estancar o sangue e procure um especialista. Mesmo os dentes de leite precisam de atenção e reparos, embora alguns pais pensem que podem simplesmente deixar para lá”, aconselha Roberto Tozze, pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo. 

DICA: Tenha na porta da geladeira os telefones para casos de emergência, como endereço e telefone do Centro de Hemofilia mais próximo, ou hospital de referência em hemofilia, ainda contato do pediatra, do hospital mais próximo. 








mais postagens




Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois

Nasci hemofílico, virei guerreiro de sangue...

No meu imaginário de criança, era super herói, Super poderes? Sim, claro... resiliência,.. sensor de perigo igual o do homem aranha e capacidade de regeneração do Volwerine. . Brincando com efeitos especiais, olha no que deu... dei vida a imaginação.

+Leia Mais



NOTICIAS DAS ASSOCIAÇÕES

eu e a hemofilia


ç

LEIA TAMBÉM:



1
jamille edaes

2
Jamille e o marido, Roberto Edaes

3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"

4
jamille edaes

1
jamille edaes

2
Jamille e o marido, Roberto Edaes

3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"

4
jamille edaes

ds


tudo sobre hemofilia

AVENTUREIROS

ESCALADA
Um dos vencedores era hemofílico.Adventures Of Hemophilic, escalando pela hemofilia.
DESÁFIO
ENCONTRO
Hemofílicos no Desafio de Caribe, Ermanamento Brasil Venezuela.

HEMOFÍLICOS FAMOSOS

Eventos que participamos e cobrimos



Jamille e o marido, Roberto Edaes
Encontro Rio São Paulo de Hemofilia -RJ,
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Dia Mundial, APHISP - Campinas..
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Divulgando o Dia Mundial da Hemofilia Na Praça Sete. .