Acessosacesssos ate aqui

saiba sobre os problemas que ocorreram no tratamento da hemofilia - últimos eventos de hemofilia


Veja As Últimas Nóticias doMundo da Hemofilia.Atualizado em 18 de março

FÓRUM


  • Written by Sora Templates

    Fórum da ABRAPHEM O Tratamento Além do Medicamento, esse e outros temas foram abordados dia 28 de outubro de 2023

PARCERIA


  • Written by Sora Templates

    Convênio acadêmico Cientifíco entre ABRAPHEM e Faculdade Mackenzie

 


mais notícias

PUBLICADA COMPRA DO FATOR RECOMBINANTE HEMO-R8

ILUSTRAÇÃO

Publicado no DIÁRIO OFICIAL a compra do fator recombinante de 2024 até 2026. Ainda não temos informação do fator plasmático. Ano passado alguns centros de tratamento estavam liberando apenas metade. Aguardamos ainda notícias dos noivos tratamentos recém incorporados pelo CONITEC
Clica Para Ler Tudo


.1

PROBLEMAS NA DISTRIBUIÇÃO DE FATOR EM 2023

ILUSTRAÇÃO

Em agosto/outubro houve relatos de pacientes recebendo menos doses de fator e mesmo voltando sem. Cirurgias eletivas não sendo marcadas.Segundo a CGSH seria devido a um inventario e problemas no web coagulopatias. ATUALIZADO 13/01/24 NORMALIZADO
Clica Para Ler Tudo


Convivendo Com a HemofiliIa - EVENTO

ILUSTRAÇÃO

Sexto Convivendo Com A Hemofilia da Federação Brasileira de Hemofilia reuniu Associações estaduais de Hemofilia afiliadas a FBH em Caxias do Sul.


PAI FAZ FACULDADE DE MEDICINA POR CAUSA DO FILHO COM HEMOFILIA

ILUSTRAÇÃO

Um pai decidiu voltar à universidade para estudar Medicina após se deparar com a falta de profissionais especializados no tratamento do filho com hemofilia. Objetivo entender e ajudar no tratamento do filho.



Diário com h

ILUSTRAÇÃO

Buscando fator e levando exames, embora sintomas sumirem a bactéria ainda aqui, e depois de tomar o remédio pra hepatite precisava saber se deu certo. aproveito pra passear..


;2

Mais do Diário

.3

MaisNotícias

a4

MaisNotícias

eu e a hemofilia

a
l2

opinião

ILUSTRAÇÃO

Direitos? Quais direitos de quem tem hemofilia. Embora hoje o tratamento seja melhor dificuldades ainda existem e precisamos mais direitos. A mães que criam os filhos sozinhos e tem dificuldades de trabalhar, hemofílicos com sequelas... mas sem apoio ou assistência.


fIQUE por dentro

Ficção e realidade


histórias




fatos interessantes


ANUNCIE AQUI
.
» »Da Redação » RADIOSINOVIORTESE - NOVO TRATAMENTO ORTOPÉDICO EM HEMOFÍLICOS.

A inclusão da Radiosinoviertese (medicina nuclear) em benefício do tratamento de hemofilia no Brasil como opção terapêutica na Política de Atenção aos Pacientes com Coagulopatias Hereditárias  foi pauta de reunião entre diretores da SBMN e Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados da SAS-MS realizada no Ministério da Saúde, dia 6 de agosto, em Brasília (DF).  

Recebidos pelo coordenador da Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (CGSH/SAS/MS), João Baccara, o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), Claudio Tinoco, e o coordenador da seção do Distrito Federal da entidade (SBMN-DF), Gustavo Gomes, discutiram a elaboração de uma proposta de incorporação da Radiossinoviortese (RSV) no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A SBMN irá colaborar com a CGSH na concepção do documento. De acordo com a literatura*, o uso do radionuclídeo “Radiossinoviortese (RSV)” para fins terapêuticos em hemofilia, é considerado o procedimento inicial de escolha casos de episódios de hemartrose (artrite decorrente de sangramentos internos) – um dos principais agravos do distúrbio. 

A Radio pode aliviar sintomas, prevenir e corrigir sequelas.

A SBMN tem sinalizado para a importância da incorporação já há alguns anos. Em setembro de 2009, durante reunião de atualização científica sobre Radiossinoviortese em pacientes com hemofilia, o assunto já era tema de debates. Na ocasião, se fazia clara a necessidade de implantar o procedimento em todo o País. 

O procedimento pode trazer grande melhoria em muitos quadros clínicos ocasionados pelas constantes hemorragias articulares (hemartroses) que os pacientes com hemofilia podem ter.
Panorama da Hemofilia no Brasil 

Publicado em  2008
OHospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, pioneiro e referência nacional no tratamento ortopédico em pacientes com hemofilia vem há um ano e meio utilizando uma substância radioativa – o radiofármaco Ytrio 90 - em cirurgias ortopédicas, denominadas de "radiosinoviortese".

" tratamento, visa combater a dor, o edema e restaurar a mobilidade de pacientes que sofrem de artrite reumatoide. “É padrão-ouro no caso artropatia hemofílica”, destaca Dr. José Calegaro, médico"

O tratamento, “que exige muito cuidado no seu manuseio e é altamente controlado pelos médicos nucleares, é considerado o mais moderno para prevenir sangramentos articulares, pois além de eficaz, a injeção do líquido na articulação afetada
(normalmente joelho, tornozelo, cotovelo) pode ser feita no ambulatório, com anestesia local e apenas uma dose de Fator de coagulação”.

 Esse procedimento cirúrgico por ser “bem menos invasivo”, ou seja, não há necessidade de cortes, pois o líquido radioativo é injetado nas articulações danificadas.
A Radiosinoviortese (RSO) é uma modalidade terapêutica que consiste na administração intra-articular de um radiofármaco. Tem como objectivo a redução da dor, do edema e também a restauração da mobilidade e da função articulares. A escolha do radionúclido a utilizar depende da articulação a ser tratada. Para o tratamento do joelho, é utilizado o 90Y. Os riscos da RSO estão associados à fuga articular do radiofármaco, pelo que a cintigrafia após terapêutica é imperativa na avaliação da qualidade da injecção.

O 90Y possui emissões secundárias de fotões, mas essa radiação bremsstrahlung possui um amplo espectro de energias e não é abundante. Deste modo, os métodos convencionais de aquisição de imagem por fotões gama, não podem ser facilmente aplicados à imagiologia de 90Y – bremsstrahlung. Com este trabalho pretende-se avaliar o resultado das imagens cintigráficas, produzidas pela radiação de bremsstrahlung após RSO do joelho para tratamento por radiosinovectomia isotópica, procurando deste modo contribuir para a optimização do protocolo existente, através da discussão dos pontos (eventualmente) polémicos do mesmo.

A Hidroxiapatita- 153Sm é o radiofármaco  usado na radiosinoviestese. . O tratamento, chamado de radiosinoviortese visa combater a dor, o edema e restaurar a mobilidade de pacientes que sofrem de artrite reumatóide. “É padrão-ouro no caso artropatia hemofílica”, destaca Dr. José Calegaro, médico do Núcleos. As aplicações intra-articulares são feitas em ambulatório.

COMO TER ACESSO A RADIOSINOVIERTESE

A indicação deve ser feita pelo ortopedista ou fisiatra. Procure seu Centro de Tratamento. Ainda são poucos os locais que realizam a radiosinoviertese, mas se ouver a indicação pode se conseguir que os custos da viagem sejam cobertos pelo TFD (Programa de Tratamento Domiciliar). 

Seu Centro de Tratamento pode ajuda-lo com essas informações e encaminhamentos.

Fonte/Autoria.: RS PRESS

Voltar para a 
PÁGINA INICIAL

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

2 comentários:

Vicente de Paula disse...

Solicito maiores informações sobre o tratamento de radiosinoviortese no Paraná. Sou pai de 2 hemofílicos A grave e meu email é voltpeca@bol.com.br

JogoS OnlinE disse...

eu sou de Teófilo otoni -MG
fiz essa tratamento em Cuiabá
meu joelho fico novo de novo mas como deveria ser feito em duas sessões,
e a prefeitura da minha cidade é uma merda,
não me encaminharão,
em como vcs sabem hemófilo o cheio de prolemas
as lesões simplesmente voltaram e meu joelho e aquilo tudo de ruim
mas nao vamos parar nao,, temos que ir para frete
abraço a todos

T1

tudo sobre hemofilia

Quer Colaborar Com Nosso Trabalho?

Hemofilia News está na internet desde 2005 com o Diário de um hemofilico de Bem com a vida. Estamos hoje em todas as redes sociais e YouTube. Sem fins lucrativos. Quer contribuir com qualquer valor?. •Pix da caixa CPF 06746742601

Conta Santander Agência 3005 conta corrente 01087786-3

Pix Picpay Instituição 380. Ag 0001 Cc 52175856-4

T2


SOBRE HEMOFILIA

T3

74

T5


Saiba mais


T6