Publicado em 2008
OO Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, pioneiro e referência nacional no tratamento ortopédico em pacientes com hemofilia vem há um ano e meio utilizando uma substância radioativa – o radiofármaco Ytrio 90 - em cirurgias ortopédicas, denominadas de "radiosinoviortese".
" tratamento, visa combater a dor, o edema e restaurar a mobilidade de pacientes que sofrem de artrite reumatoide. “É padrão-ouro no caso artropatia hemofílica”, destaca Dr. José Calegaro, médico"
O tratamento, “que exige muito cuidado no seu manuseio e é altamente controlado pelos médicos nucleares, é considerado o mais moderno para prevenir sangramentos articulares, pois além de eficaz, a injeção do líquido na articulação afetada
(normalmente joelho, tornozelo, cotovelo) pode ser feita no ambulatório, com anestesia local e apenas uma dose de Fator de coagulação”.
Esse procedimento cirúrgico por ser “bem menos invasivo”, ou seja, não há necessidade de cortes, pois o líquido radioativo é injetado nas articulações danificadas.
A Radiosinoviortese (RSO) é uma modalidade terapêutica que consiste na administração intra-articular de um radiofármaco. Tem como objectivo a redução da dor, do edema e também a restauração da mobilidade e da função articulares. A escolha do radionúclido a utilizar depende da articulação a ser tratada. Para o tratamento do joelho, é utilizado o 90Y. Os riscos da RSO estão associados à fuga articular do radiofármaco, pelo que a cintigrafia após terapêutica é imperativa na avaliação da qualidade da injecção.
O 90Y possui emissões secundárias de fotões, mas essa radiação bremsstrahlung possui um amplo espectro de energias e não é abundante. Deste modo, os métodos convencionais de aquisição de imagem por fotões gama, não podem ser facilmente aplicados à imagiologia de 90Y – bremsstrahlung. Com este trabalho pretende-se avaliar o resultado das imagens cintigráficas, produzidas pela radiação de bremsstrahlung após RSO do joelho para tratamento por radiosinovectomia isotópica, procurando deste modo contribuir para a optimização do protocolo existente, através da discussão dos pontos (eventualmente) polémicos do mesmo.
A Hidroxiapatita- 153Sm é o radiofármaco usado na radiosinoviestese. . O tratamento, chamado de radiosinoviortese visa combater a dor, o edema e restaurar a mobilidade de pacientes que sofrem de artrite reumatóide. “É padrão-ouro no caso artropatia hemofílica”, destaca Dr. José Calegaro, médico do Núcleos. As aplicações intra-articulares são feitas em ambulatório.
COMO TER ACESSO A RADIOSINOVIERTESE
A indicação deve ser feita pelo ortopedista ou fisiatra. Procure seu Centro de Tratamento. Ainda são poucos os locais que realizam a radiosinoviertese, mas se ouver a indicação pode se conseguir que os custos da viagem sejam cobertos pelo TFD (Programa de Tratamento Domiciliar).
Seu Centro de Tratamento pode ajuda-lo com essas informações e encaminhamentos.
Fonte/Autoria.: RS PRESS
Voltar para a
PÁGINA INICIAL
2 comentários:
Solicito maiores informações sobre o tratamento de radiosinoviortese no Paraná. Sou pai de 2 hemofílicos A grave e meu email é voltpeca@bol.com.br
eu sou de Teófilo otoni -MG
fiz essa tratamento em Cuiabá
meu joelho fico novo de novo mas como deveria ser feito em duas sessões,
e a prefeitura da minha cidade é uma merda,
não me encaminharão,
em como vcs sabem hemófilo o cheio de prolemas
as lesões simplesmente voltaram e meu joelho e aquilo tudo de ruim
mas nao vamos parar nao,, temos que ir para frete
abraço a todos
Postar um comentário