Antigamente havia o mito de que a fisioterapia era algo arriscado para quem tem hemofilia, pois poderia provocar mais sangramentos.
Hoje, sabe-se que os benefícios são enormes e que, esses riscos, podem ser minorados com uma boa interação entre paciente e fisioterapeuta, e ainda, que pode-se utilizar da profilaxia eliminando os riscos.
A hemofilia se não tratada pode em decorrência das hemorragias musculares e articulares, levar a quadros como limitações de movimentos articulares, hemartrose, etc.
Apesar da debilidade do aparelho locomotor não oferecer risco de vida, as sequelas que permanecem constituem sério fator incapacitante para o hemofílico. (1)"
(1 ) Fonte - (A FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA A PORTADORES DE HEMOFILIA)
http://periodicos.unitau.br/ojs2.2/index.php/biociencias/article/view/73/51).
A prática da fisioterapia no hemofílico, seja como for, não necessariamente precisa ser feita por fisioterapeuta especializado, mas é o mais recomendado, mas sempre com acompanhamento especializado, importantíssimo, no caso de tratamento longe do hemocentro, estar disponível a Dose Domiciliar de Urgência de Fator de coagulação.
A atividade física em geral também só traz benefícios, natação a mais indicada, caminhadas também são ótima prática, mas outras também podem ser feitas de acordo com as limitações pessoais individuais e que o praticante o faça por prazer." (2 )
2 - (A FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA A PORTADORES DE HEMOFILIA)
QUADRO CLÍNICO DA HEMOFILIA
Somente o conjunto desses dois acompanhamentos pode reduzir a incidência de artropatias hemofílicas. (3 )
(3 ) - A Fisioterapia Na Assistência A Portadores de Hemofilia. http://periodicos.unitau.br/ojs2.2/index.php/biociencias/article/view/73/51).
Baixe O Manual de Reabilitação Em Hemofilia
Nesse manual dicas e exemplos de exercícios estão disponíveis e ajudam a prevenir hemorragias e na recuperação. O manual está disponível para baixar em PDF. O Manual é da Federação Mundial de Hemofilia. Clica na imagem do manual pra baixa em PDF.
Depois dessa fase aguda, quando a dor passa e a articulação volta a funcionar ‘normalmente’, é fundamental reforçar a musculatura e promover estabilidade das articulações com exercícios de fisioterapia, orientados pelo fisioterapeuta do seu Centro de Tratamento de Hemofilia (CTH)”, explica Mariana Battazza Freire, mãe de um adolescente com hemofilia, atuante (advocacy) na causa da hemofilia e atualmente presidente da Associação Brasileira de Pessoas Com Hemofilia.
O objetivo é evitar a perda da força muscular e da amplitude dos movimentos, além de reabilitar os prejuízos que já foram ocasionados pelos sangramentos.
A fisioterapia, portanto, é muito importante no tratamento das pessoas com hemofilia, prevenindo as complicações da doença articular e possibilitando administração em menor quantidade de fator de coagulação.
Após esta fase de reabilitação, a pessoa deve voltar para as atividades físicas e esportivas. Na dúvida, consulte sempre o fisioterapeuta do seu Hemocentro.
A Fisioterapia é indispensável no tratamento aos pacientes hemofílicos, já que possibilita uma menor administração de reposição dos fatores de coagulação sanguínea; além de prevenir complicações da doença, evitando seqüelas e proporcionando uma boa função articular; favorecendo o surgimento das potencialidades, habilidades e independência; além de melhora na qualidade de vida do hemofílico.
É importante e uma avaliação com objetivo de verificar a presença de déficits de amplitude de movimento, força muscular e limitação funcional. Com base nesta avaliação, estabelecem-se os planos de atendimento ambulatorial para cada paciente; orienta-se os pacientes e familiares em relação aos procedimentos que devem ser realizados em domicílio e quanto às atividades físicas mais adequadas à sua condição. (4)
(4) - Tratamento fisioterapêutico em pacientes portadores de hemofilia Felipe D Prezoto2 , Diego R L dos Anjos1 , Felipe D M S Silva1 , Jorge A P Sanches1 , Laisa A Teixeira1).
O projeto de lei diz respeito a a Educação física terapêutica, específica para pessoas com doenças crônicas e degenerativas. A quem diga que não deva ser aplicado na hemofilia.
O projeto é de autoria do Deputado Otavio Leite.
5 comentários:
queria uma informação sobre a possibilidade e a opinião sobre a integração de um aluno hemófilico nas actividades práticas das aulas de educação física escolar.
queria uma informação e a opinião sobre a integração de um aluno hemófilico A grave, nas actividades práticas das aulas de educação física escolar.
Opa, para Educação FIsica, falando pela minah experiencia de hemofilia, eu era cortado dos FUTEBOIS e HandBall, mas Voley eu fazia desde q nao ficase dando mergulhos para pegar alguam bola, 3 cortes eu tbm fazia e basquete tbm.
O Aquecimento era algo parado, o professor geralmente mandava me alongar, tudo parado, e o restante da sala corria a quadra algumas vezes.....
No geral é bem tranquilo, desde q o hemofilico n tenha historico de sangramentos constantes e talz..
Por baixo do Tenis sempre é bom usar uam faixa ou estabilizador, um q tenha tala lateral, pois previne MTO acidentes ; )
Eu tambem tenho Hemofilia e me trato com esta medica, Ana Maria Cerqueira ela era do Hemominas de BH-MG, mais agora ela se aposentou.
olá Max, curso fisioterapia e no estágio vou atender um paciente com hemofilia e artrose nas articulações dos cotovelos e joelhos. Gostaria se você pudesse me passar como foram as suas sessões de fisioterapia:quais os exercícios, se usou crioterapia, aparelhos..Obrigada. Cristiane. Se vc puder passar por email:crispoltronieri@hotmail.com
Postar um comentário