Diário de Um Hemofílico de Bem Com A Vida e Notícias e Tudo Sobre Hemofilia

sábado, 16 de janeiro de 2010

FISIOTERAPIA E HEMOFILIA

hamas, Irã, terrorismo, islã, Siria


Posso por experiência própria afirmar, o valor da fisioterapia na hemofilia. Em mim, tem ajudado a superar melhor a hemofilia, bem como, prevenir hemorragias e ter mais qualidade de vida.Maximiliano Anarelli, hemofílico.



"A fisioterapia atua tanto curativamente no tratamento posterior às hemorragias, como  Preventivamente, fortalecendo as articulações e musculatura. 

Antigamente havia o mito de que a fisioterapia era algo arriscado para quem tem hemofilia, pois poderia provocar mais sangramentos. 

Hoje, sabe-se que os benefícios são enormes e que, esses  riscos, podem ser minorados com uma boa interação entre paciente e fisioterapeuta, e ainda, que pode-se utilizar da profilaxia eliminando os riscos. 

A hemofilia se não tratada pode em decorrência das hemorragias musculares e articulares, levar a quadros como limitações de movimentos articulares, hemartrose, etc.  

Apesar da debilidade do aparelho locomotor não oferecer risco de vida, as sequelas que permanecem constituem sério fator incapacitante para o hemofílico.  (1)"
________

(1 ) Fonte - (A FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA A PORTADORES DE HEMOFILIA) 
http://periodicos.unitau.br/ojs2.2/index.php/biociencias/article/view/73/51).

" A fisioterapia é capaz de auxiliar o tratamento desses indivíduos, prevenindo as complicações da doença e possibilitando uma menor administração de reposição dos fatores sanguíneos, o que proporciona uma melhor qualidade de vida e funcionalidade aos hemofílicos. 

 A prática da fisioterapia no hemofílico, seja como for, não necessariamente precisa ser feita por fisioterapeuta especializado, mas é o mais recomendado, mas sempre com acompanhamento especializado, importantíssimo, no caso de tratamento longe do hemocentro, estar disponível a Dose Domiciliar de Urgência de Fator de coagulação. 

A atividade física em geral também só traz benefícios, natação a mais indicada, caminhadas também são ótima prática, mas outras também podem ser feitas de acordo com as limitações pessoais individuais e que o praticante o faça por prazer.(2 ) 

(2 ) Fonte - (A FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA A PORTADORES DE HEMOFILIA) 
http://periodicos.unitau.br/ojs2.2/index.php/biociencias/article/view/73/51).



QUADRO CLÍNICO DA HEMOFILIA

O quadro clínico da hemofilia mostra que o sucesso do tratamento é a prevenção de hemorragias associando o tratamento precoce de reposição e a fisioterapia como parte dos cuidados integrais à pessoa com hemofilia. 

Somente o conjunto desses dois acompanhamentos pode reduzir a incidência de artropatias hemofílicas.

(3) -  Fonte - (A Fisioterapia Na Assistência A Portadores de HemofiliaS.  http://periodicos.unitau.br/ojs2.2/index.php/biociencias/article/view/73/51).




Nesse manual dicas e exemplos de exercícios estão disponíveis e ajudam a prevenir hemorragias e na recuperação. O manual está disponível para baixar em PDF. O Manual é da Federação Mundial de Hemofilia.




Livro Ortopedia  e Fisioterapia 








CASO PESSOAL:


Como nasci em uma época que os conhecimentos sobre hemofilia, ainda engatinhavam, ninguém  nós falou nada de fisioterapia, até hemorragias repetidas levaram a artrose em meus dois tornozelos e edema residual no joelho, e muitas atrofias na panturrilha, braços, diminuição do flexo do cotovelo... Isso aos 17 anos, e foi a primeira vez que me falaram de fisioterapia e hemofilia, mas que era arriscado e deveria ser feito por fisioterapeuta especializado em hemofilia. 

O que só era possível nos hemocentros, o meu a 200km. Além do risco de com a fisioterapia, ter novas hemorragias, não existia ainda dose domiciliar no Brasil. 

Mas comecei fisioterapeuta com um profissional que nunca tinha ouvido falar de hemofilia, mas dedicado e muito competente. E deu tudo certo. Hoje a fisioterapia é parte da minha vida, com a dose domiciliar ainda com mais segurança. 

Apesar das sequelas que citei, faço trilhas, trabalho.... tenho vida mais que normal. 



EDUCAÇÃO FÍSICA TERAPÉUTICA


Alvo de muita polêmica, a educação física é outro assunto que levanta muito tabu e mito em relação a hemofilia. 

Já recebemos muitas  perguntas a respeito de educação física e hemofilia. O projeto de lei diz respeito a a Educação física terapêutica, específica para pessoas com  doenças crônicas e degenerativas. A quem diga que não deva ser aplicado na hemofilia.  

A disciplina deverá ter atividades compatíveis com  realidade de cada um, e se necessário  fisioterapeutas e fisiatras também deverão atender estes alunos.

O projeto é de autoria do Deputado Otavio Leite. 

mais postagens

Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois

Juntos Somos Mais Fortes...

No que estiver a nosso alcance ajudamos. O Jhoset Velasques diante das dificuldades na Venezuela veio pro Brasil... nós pediu contato de alguém que possa ajuda-lo. O Geovane tem Vonwillebrand e não está conseguindo profilaxia. Estamos tentando ajudar..


Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois

Com Prevenção, Férias É Só Curtição.

Acho que até dona hemofilia tirou férias e foi pra Sibéria, eu colocando atividade física em dia e a leitura, pretendo acampar. Mães a beira de um hemoinfarte pelas estrepulias dos pequenos. Publicamos dicas de segurança pra férias seguras. .

+Leia Tudo.


LEIA TAMBÉM:



HEMOFILIA E HEMOFÍLICOS

tudo sobre hemofilia

ASSOCIAÇÕES
APH
Festa de fim de ano do HC-SP.Dia mundial no museu.
CHESP
AHESC
Halowen agita crianças no CHESP.AHESC com móveis novos.

tudo sobre hemofilia

AVENTUREIROS

ESCALADA
Um dos vencedores era hemofílico.Adventures Of Hemophilic, escalando pela hemofilia.
DESÁFIO
ENCONTRO
Hemofílicos no Desafio de Caribe, Ermanamento Brasil Venezuela.

HEMOFÍLICOS FAMOSOS