Diário de Um Hemofílico de Bem Com A Vida e Notícias e Tudo Sobre Hemofilia

sábado, 16 de janeiro de 2010

FISIOTERAPIA E HEMOFILIA

A fisioterapia atua tanto curativamente no tratamento posterior às hemorragias, como  Preventivamente, fortalecendo as articulações e musculatura . Antigamente havia o mito de que a fisioterapia era algo arriscado para quem tem hemofilia, pois poderia provocar mais sangramentos. Hoje, sabe-se que os benefícios são enormes e que, esses  riscos, podem ser minorados com uma boa interação entre paciente e fisioterapeuta, e ainda, que pode-se utilizar da profilaxia eliminando os riscos. A hemofilia se não tratada pode em decorrência das hemorragias musculares e articulares, levar a quadros como limitações de movimentos articulares, hemartrose, etc.  Apesar da debilidade do aparelho locomotor não oferecer risco de vida, as sequelas que permanecem constituem sério fator incapacitante para o hemofílico. 

(1 ) Fonte - (A FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA A PORTADORES DE HEMOFILIA) 
http://periodicos.unitau.br/ojs2.2/index.php/biociencias/article/view/73/51).

"A Fisioterapia é capaz de auxiliar o tratamento desses indivíduos, prevenindo as complicações da doença e possibilitando uma menor administração de reposição dos fatores sanguíneos, o que proporciona uma melhor qualidade de vida e funcionalidade aos hemofílicos.  A prática da fisioterapia no hemofílico, seja como for, não necessariamente precisa ser feita por fisioterapeuta especializado, mas é o  o mais recomendado, mas sempre com acompanhamento especializado, importantíssimo, no caso de tratamento longe do hemocentro, estar disponível a Dose Domiciliar de Urgência de Fator de coagulação.  A atividade física em geral também só traz benefícios, natação a mais indicada, caminhadas também são ótima prática, mas outras também podem ser feitas de acordo com as limitações pessoais individuais e que o praticante o faça por prazer.

QUADRO CLÍNICO DA HEMOFILIA


O quadro clínico da hemofilia mostra que o sucesso do tratamento é a prevenção de hemorragias associando o tratamento precoce de reposição e a fisioterapia como parte dos cuidados integrais à pessoa com hemofilia. Somente o conjunto desses dois acompanhamentos pode reduzir a incidência de artropatias hemofílicas.

(2) -  Fonte - (A FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA A PORTADORES DE
HEMOFILIA - http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/biociencias/article/view/73/51).

Baixe O Manual de Reabilitação Em Hemofilia 
Informações  e instruções de exercícios bastante relevantes.

Nesse manual dicas e exemplos de exercícios estão disponíveis e ajudam a prevenir hemorragias e na recuperação. O manual está disponível para baixar em PDF.

Livro Ortopedia  e Fisioterapia 






CASO PESSOAL:


Como nasci em uma época que os conhecimentos sobre hemofilia, ainda engatinhavam, ninguém  nós falou nada de fisioterapia, até hemorragias repetidas levaram a artrose em meus dois tornozelos e  edema residual no joelho, e muitas atrofias na panturrilha, braços, diminuição do flexo do cotovelo... Isso aos 17 anos, e foi a primeira vez que me falaram de fisioterapia e hemofilia, mas que era arriscado e deveria ser feito por fisioterapeuta especializado em hemofilia. O que só era possível nos hemocentros, o meu a 200km. Além do risco de com a fisioterapia, ter novas hemorragias, não existia ainda dose domiciliar no Brasil. Mas comecei fisioterapeuta com um profissional que nunca tinha ouvido falar de hemofilia, mas dedicado e muito competente. E deu tudo certo. Hoje a fisioterapia é parte da minha vida, com a dose domiciliar ainda com mais segurança. Apesar das sequelas que citei, faço trilhas, trabalho.... tenho vida mais que normal. 


EDUCAÇÃO FÍSICA TERAPÉUTICA


Alvo de muita polêmica, a educação física é outro assunto que levanta muito tabu e mito em relação a hemofilia. Já recebemos muitas  perguntas a respeito. agora um projeto de lei deve ajudar a resolver grande parte desse dilema -  o projeto diz respeito a a Educação física terapêutica, específica para pessoas com  doenças crônicas e degenerativas. A disciplina deverá ter atividades compatíveis com  realidade de cada um, e se necessário  fisioterapeutas e fisiatras também deverão atender estes alunos. 

O projeto é de autoria do Deputado Otavio Leite. 
Saiba Mais..





mais sobre hemofilia



.


5 comentários:

paulo ferreira disse...

queria uma informação sobre a possibilidade e a opinião sobre a integração de um aluno hemófilico nas actividades práticas das aulas de educação física escolar.

paulo ferreira disse...

queria uma informação e a opinião sobre a integração de um aluno hemófilico A grave, nas actividades práticas das aulas de educação física escolar.

Hookton disse...

Opa, para Educação FIsica, falando pela minah experiencia de hemofilia, eu era cortado dos FUTEBOIS e HandBall, mas Voley eu fazia desde q nao ficase dando mergulhos para pegar alguam bola, 3 cortes eu tbm fazia e basquete tbm.

O Aquecimento era algo parado, o professor geralmente mandava me alongar, tudo parado, e o restante da sala corria a quadra algumas vezes.....

No geral é bem tranquilo, desde q o hemofilico n tenha historico de sangramentos constantes e talz..

Por baixo do Tenis sempre é bom usar uam faixa ou estabilizador, um q tenha tala lateral, pois previne MTO acidentes ; )

Anônimo disse...

Eu tambem tenho Hemofilia e me trato com esta medica, Ana Maria Cerqueira ela era do Hemominas de BH-MG, mais agora ela se aposentou.

cris_fisio disse...

olá Max, curso fisioterapia e no estágio vou atender um paciente com hemofilia e artrose nas articulações dos cotovelos e joelhos. Gostaria se você pudesse me passar como foram as suas sessões de fisioterapia:quais os exercícios, se usou crioterapia, aparelhos..Obrigada. Cristiane. Se vc puder passar por email:crispoltronieri@hotmail.com


Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois

08/09/17

Hemo Diário

*A Saudações Hemofílicas. Nem sempre chegar é o melhor. Curtir a viagem também faz parte do jogo. Nem sempre temos tudo que queremos, mas podemos fazer o melhor Não deu certo? Recomece. Tá difícil? Mexa se, faça acontecer... tá vivo é pra viver....


* Calar e ouvir não te torna o mais fraco, mas revela. O mais forte nem sempre é o que não tem dor, mas o que a transforma em flor. Das pedras do caminho, faça pontes... A hemofilia rima com alegria sim. Tá vivo é pra viver.




Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois

08/09/17


* A Associação dos Hemofílicos do Piaui esta reestruturando a sede, precisando das janelas.... lembrando que ela já foi até furtada, agora com cerca eletríca, telhado e precisa de sua ajuda pra continuar as reforma... informe se (86) 999496200 com a Izabel 988177796 e com Luíza


* Hoje mais uma turma fez radiosinoviertese no Rio de Janeiro com a doutora Sylvia Thomas. Desejando melhoras a todos./p>







GUERREIROS DE SANGUE - HISTÓRIAS

3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Rafael não tem medo de agulhada, mas de faltar fator.
3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Eleição da FBH
p

LEIA TAMBÉM:



1
jamille edaes

2
Jamille e o marido, Roberto Edaes

3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"

4
jamille edaes

Eventos que participamos e cobrimos

Jamille e o marido, Roberto Edaes
Encontro Rio São Paulo de Hemofilia -RJ,
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Dia Mundial, APHISP - Campinas..
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Divulgando o Dia Mundial da Hemofilia Na Praça Sete. .