Acessosacesssos ate aqui

saiba sobre os problemas que ocorreram no tratamento da hemofilia - últimos eventos de hemofilia


Veja As Últimas Nóticias doMundo da Hemofilia.Atualizado em 18 de março

HEMOBRÁS AVANÇA


  • Written by Sora Templates

    Hemobrás Inaugura Mais Uma Etapa, Bloco da Fábrica de Hemoderivados. Deve Começar a Produzir em2025

PARCERIA


  • Written by Sora Templates

    Convênio acadêmico Cientifíco entre ABRAPHEM e Faculdade Mackenzie

 

...

DIA MUNDIAL




 

publicidade - responsabilidade dos anunciantesblog 

 

publicidade - clique nos anúncios ajuda o blog 


 


NOTÍCIAS


NOTICIAS NOSSO DIA HOJE


ILUSTRAÇÃO

Hoje, dia mundial da hemofilia..Dona Hemofilia tá aqui. Mas Como Sempre sigo.Dedo inchando machuquei dormindo? e quadril estranho. Mas já forrei a cama, varri a casa.E com planos de aventuras nós próximos dias.Eu não posso parar. A hemofilia não pode me parar
Clica Para Ler Tudo


NOTICIAS SOBRE O DIA MUNDIAL


ILUSTRAÇÃO

Dia a mundial da Terá Vários eventos. Entre Eles A Iluminação De Prédios E Monumentos. ABRAPHEM Terá Live, Distribuição de Bolsas Térmicas e Inúmeras Ações
Clica Para Ler Tudo


TERAPIA DE RNA


ILUSTRAÇÃO

promessa É Tratar A Hemofilia Com 6 Injeções Anuais. Terapia Por RNA Pode Trazer Revolução. A reportagem é da VEJA Os estudos estão na fase 3.



DÁRIO DE BORDO COM H


ILUSTRAÇÃO

Hoje o Diário do Aço publicou uma matéria sobre minha história e falando dos avanços no tratamento da hemofilia e da vjagen quenvou fazer á viagem para visitar a fábrica da Hemobrás.


ILUSTRAÇÃO

Ano Passado bactéria, chicungunha na passagem de ano... ufa! Não bastasse dona hemofilia. Mas somos casca grossa. Seguimos firmes. Dia Mundial da hemofilia, nosso mês.


ILUSTRAÇÃO

Buscando fator e levando exames, embora sintomas sumirem a bactéria ainda aqui, e depois de tomar o remédio pra hepatite precisava saber se deu certo. aproveito pra passear..


Mais do Diário


mais nóticias


nas telas

opinião

ILUSTRAÇÃO

Direitos? Quais direitos de quem tem hemofilia. Embora hoje o tratamento seja melhor dificuldades ainda existem e precisamos mais direitos. A mães que criam os filhos sozinhos e tem dificuldades de trabalhar, hemofílicos com sequelas... mas sem apoio ou assistência.


fIQUE por dentro


histórias




fatos interessantes


ANUNCIE AQUI
.
» »Da Redação » EMERGÊNCIAS E TIPOS DE HEMORRAGIAS

"Deficiência de um dos fatores de coagulação, a hemofilia se manifesta por frequentes hemorragias,  que podem acontecer em músculos e articulações, etc..."



  • Articulações 

Tornozelo
Cotovelo
Ombro



  • Músculos 

Mão, 

braço....
coxa, 
perna, psoas
etc



  • Outras 


 Hematuria
Cabeça
Boca


Sangramentos Nas Articulações   (hemartroses):

Os primeiros sintomas de uma hemorragia na articulações ou juntas  são mancar ou evitar usar o braço ou perna (no caso de criança). O sangramento vai continuando até a articulação ficar quente e tensa e ficar com dor forte. Quanto mais rápido o fator é administrado, mais rápida é a recuperação dos movimentos e a diminuição da dor.  Se você acha que está com hemartrose, trate imediatamente.

Dor, calor no local e enrijecimento muscular são os principais sintomas. o tratamento deve ser o mais pronto possível. Uma das hemorragias musculares mais complexas é a do pesoas, dedicaremos um capitulo especial a ela. 


Nariz 

Geralmente não são tão  graves. Deve-se inclinar a cabeça para frente para evitar  engolir o sangue e apertar o nariz pressionando a ponta do nariz.  Se o sangramento não parar,  pode ser usado um Antifibrinolítico (Transamin®,  Hemoblock® ou Ipsilon®) oral para manter o coágulo no  lugar por mais tempo.  Se o sangramento continuar, repita  o procedimento por mais duas vezes; se não parar ou se  tiver sangramentos prolongados no nariz, no mesmo dia,  o tratamento com fator pode ser necessário; nesse caso, procure seu Centro de Tratamento de Hemofilia ou fale com um médico.


Sangramento na Boca:


As hemorragias da boca podem ser muito freqüentes nas crianças pequenas, principalmente após trauma,  nascimento dos dentes ou mesmo na troca dos dentes  de leite pelos permanentes. outros traumas freqüentes na boca são aqueles localizados na região sub  lingual (debaixo da língua) ou no freio labial ou lingual.

Os hematomas na região sublingual devem ser tratados pelo médico responsável, pois podem representar risco  para o paciente. Os cortes no freio da língua e freio do lábio costumam ocasionar sangramentos difíceis de  controlar. Também os que ocorrem nos lábios, gengivas, língua ou por dentro da bochecha geralmente necessitam de fator. O sangue quando engolido irrita o estômago e pode causar vômito com sangue vivo ou em “borra de café”, ou  fezes com sangue digerido (escuro).  Os sangramentos na boca que são resultantes do nascimento dos dentes geralmente param sem tratamento; mas é preciso examinar com freqüência para garantir que não está se formando um coágulo (que vai crescendo). Uma forma de auxiliar no controle do sangramento dentro da boca, é fazer uma compressão local com gaze. Dobre uma gaze limpa e morda em cima do local do sangramento, por pelo  menos 30 minutos.  Pode colocar um comprimido de antifibrinolítico (Ipsilon ou Transamin) na gaze (triture um comprimido e coloque no meio da gaze e ai morda, e qualquer maneira, entre em contato com o médico responsável para avaliação, pois pode ser que Pequenos sangramentos na boca que continuam por vários dias podem causar uma lenta e constante perda de& sangue que pode levar à anemia. Se perceber que o sangramento dura mais que algumas horas, entre em contato com o médico para ver se é necessário tomar fator.

Traumatismo na cabeça

Se você levar uma pancada forte na cabeça, deve tomar fator imediatamente, mesmo que não surja nenhum  “galo” ou hematoma. Ligue ou vá para o CTH e descreva  o acidente e o médico poderá lhe orientar e tratar.  Os sintomas de sangramento no cérebro às vezes são de  difícil identificação e podem aparecer depois de 12 a 24  horas após o acidente. Para você que tem hemofilia, sintomas abaixo necessitam de reposição de fator urgente:

1) Dor de cabeça
2) Confusão mental
3) Tontura
4) Irritabilidade - agir de forma diferente do nor-
mal, mais choroso (quando criança), nervoso,
agitado.
5) Náuseas e vômitos
6) Sonolência anormal
7) Letargia (dificuldade de acordar ou manter-se
acordado)
8) Pupilas dilatadas ou desiguais
9) Convulsões
10) Inconsciência



Sangramento no olho:


Se sofrer um traumatismo no olho e perceber que está inchado ou com cor alterada, vá ao CTH imediatamente, pois uma hemorragia no olho pode levar à cegueira. Sangramento no pescoço ou garganta: Esses sangramentos, embora raros, são graves porque podem afetar a respiração ou a deglutição (ato de engolir) e causar a morte. Qualquer queixa de inchaço, dor ou endurecimento na região do pescoço ou garganta, ou vômito com sangue deve ser investigada. Quando a pessoa engole sangue pode irritar o estômago e causar vômito. Se há sangue vivo ou em “borra de café”.

Sangramento no abdome, estômago ou intestino:


As hemorragias nesses locais dão sintomas de tosse ou vômito com sangue, fezes com sangue vivo ou em forma de& “borra de café” ou pretas, dor no estômago ou na barriga. A pessoa também fica pálida e fraca pela perda de sangue. Se acontecer qualquer desses sintomas ou se há traumatismo na barriga, fale com o médico imediatamente. 


Sangramento nos rins ou bexiga:

Os sintomas de sangramento nos rins ou na bexiga  costumam ser: urina avermelhada ou marrom, dor nas costas (lombar) e urina freqüente e dolorosa.  As hemorragias renais geralmente são espontâneas, isto é, ocorrem sem causa conhecida e são vistas geralmente nos casos de hemofilia grave. Você pode ter também hemorragias nos rins após queda de costas ou traumatismos nessa região e, nesses casos, nem sempre a urina sai avermelhada, podendo manifestar-se como dor de barriga ou dificulda de para evacuar ou urinar devido à formação de hematoma no rim. A história de pancada nas costas poderá ajudar no diagnóstico.

Você pode ficar com a urina vermelha (hematúria) pela passagem de cálculos (pedras nos rins) ou sem razão aparente. Vá até o CTH, se aparecer sangue na urina.Nesse caso não use medicamentos Antifibrinolíticos (Transamin ®, Hemoblock® ou Ipsilon®).



Fratura nos osso.


Pode resultar em sangramento intenso para dentro dos tecidos moles em volta do osso. No caso de colocação de gesso há risco de se formar acúmulo de sangue para dentro dos tecidos a ponto de cortar a circulação da mão ou do pé. Por isso é que a pessoa com hemofilia com osso quebrado precisa tomar fator por vários dias depois ao colocar gesso, até que o osso comece a soldar. necessitam de reposição de fator urgentemente e de avaliação médica.

 *Se a criança dizer que está com uma hemorragia ou sintomas demonstrarem isso, deve a escola entrar em contato com os pais 

 * Se o corte for profundo e demandar pontos, pode ser necessário aplicação de fator, nesse caso, procure seu Centro de Tratamento. 

 *Se o CTH for longe, se tiver fator em casa, aplique e procure o Posto de Saúde ou Hospital mais próximo. Incidentes maiores, quedas, Contusões: 

 * Se houver uma hemorragia mais forte o repouso também deve ser feito.

 *Lesões na cabeça e genitália são particularmente importantes. * Todo tombo ou queda que afete a cabeça deve ser observado com cuidado. Principais locais de sangramentos:



Músculos e Articulações.  


Sintomas como Dor ou sensação estranha, calor no local da articulação ou músculo afetado.  Na criança, observe se ela tende a ficar protegendo o membro afetado, mantendo o mesmo dobrado. - É preciso fazer algo após a aplicação do fator? As hemorragias nas juntas (hemartroses) necessitam de repouso e elevação (colocar para cima) da parte acometida.  Poderão ser necessários ainda ajuda para fazer repousar o local, como muletas ou cadeiras de rodas. após uma hemartrose de joelho, tornozelo ou quadril. Pode-se usar tipoia depois de sangramento nos músculos ou juntas do braço ou cotovelo. Se você tem sangramentos freqüentes na mesma junta, pode estar precisando fazer algum tratamento especial;sempre diga ao seu médico o que está acontecendo para que ele possa tomar a conduta adequada. 


 Sangramento intramuscular: 

Os sangramentos dentro de um músculo são bastante comuns na hemofilia grave e quase sempre necessitam de tratamento com fator. Se a criança estiver chorando ou agitada sem nenhuma razão aparente e evitando mover uma de suas pernas ou braços, ela pode estar com hemorragia dentro do músculo. Se notar esses sintomas, examine a área afetada cuidadosamente. Não force a pessoa a mover o membro afetado se ele resistir. 

Pode ajudar se você examinar o membro oposto, assim poderá detectar diferenças de tamanho, inchaço, temperatura da pele e amplitude de movimentos. Em caso de suspeita de hemorragia no músculo, vá ao seu CTH. Com a idade a criança provavelmente será capaz de reconhecer os sintomas de um sangramento intramuscular e relatar o desconforto que está sentindo. 

Você pode confundir a dor de um sangramento com a de um “músculo; distendido”. A queixa de um músculo distendido deve ser considerada como sangramento, até prova em contrário e deve ser tratada com fator. 

O músculo distendido normalmente tem um inchaço menor que o hematoma. Um sangramento no músculo pode se espalhar por toda a sua extensão, muitas vezes antes que você note algum sintoma. Quando ocorre em pequenas áreas, como antebraço, panturrilha (batata da perna) ou virilha, o inchaço pode criar pressão nos nervos, o que resulta na dormência, dor e incapacidade de mover a área afetada. sangramento intramuscular mais grave ocorre no músculo íleo psoas (músculo que flexiona o quadril) e requer tratamento com fator por vários dias e completo repouso. 




 LESÕES NA CABEÇA 

Podem ser sérias, mesmo que no primeiro momento possam não parecer. Observe se a sintomas como Coordenação ruim, rigidez ou dor no pescoço, visão borrada ou dupla, convulsões, perda de equilíbrio, dor persistente ou que piora (cefaleia), náusea ou vomito, sonolência, comportamento anormal, fraqueza em um ou mais membros. Nesse caso a recomendação e procurar atendimento médico o mais rápido possível. Se este for longe e houver fator em casa, pode se aplicar fator rapidamente e em seguida ir para o Centro de Tratamento de Hemofilia mais próximo ou hospital com tratamento para hemofilia.

 Por Maxi Anarelli de Souza. 



 Fontes de Pesquisa: Criando Uma Criança Com Hemofilia, Site do Doutor Drausio Varela, Federação Brasileira de Hemofilia.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

T1

tudo sobre hemofilia

Quer Colaborar Com Nosso Trabalho?

Hemofilia News está na internet desde 2005 com o Diário de um hemofilico de Bem com a vida. Estamos hoje em todas as redes sociais e YouTube. Sem fins lucrativos. Quer contribuir com qualquer valor?. •Pix da caixa CPF 06746742601

Conta Santander Agência 3005 conta corrente 01087786-3

Pix Picpay Instituição 380. Ag 0001 Cc 52175856-4

T2


SOBRE HEMOFILIA

T3

74

T5


Saiba mais


T6