Acessosacesssos ate aqui

saiba sobre os problemas que ocorreram no tratamento da hemofilia - últimos eventos de hemofilia


Veja As Últimas Nóticias doMundo da Hemofilia.Atualizado em 18 de março

HEMOBRÁS AVANÇA


  • Written by Sora Templates

    Hemobrás Inaugura Mais Uma Etapa, Bloco da Fábrica de Hemoderivados. Deve Começar a Produzir em2025

PARCERIA


  • Written by Sora Templates

    Convênio acadêmico Cientifíco entre ABRAPHEM e Faculdade Mackenzie

 

...

DIA MUNDIAL




 

publicidade - responsabilidade dos anunciantesblog 

 

publicidade - clique nos anúncios ajuda o blog 


 


NOTÍCIAS


NOTICIAS NOSSO DIA HOJE


ILUSTRAÇÃO

Hoje, dia mundial da hemofilia..Dona Hemofilia tá aqui. Mas Como Sempre sigo.Dedo inchando machuquei dormindo? e quadril estranho. Mas já forrei a cama, varri a casa.E com planos de aventuras nós próximos dias.Eu não posso parar. A hemofilia não pode me parar
Clica Para Ler Tudo


NOTICIAS SOBRE O DIA MUNDIAL


ILUSTRAÇÃO

Dia a mundial da Terá Vários eventos. Entre Eles A Iluminação De Prédios E Monumentos. ABRAPHEM Terá Live, Distribuição de Bolsas Térmicas e Inúmeras Ações
Clica Para Ler Tudo


TERAPIA DE RNA


ILUSTRAÇÃO

promessa É Tratar A Hemofilia Com 6 Injeções Anuais. Terapia Por RNA Pode Trazer Revolução. A reportagem é da VEJA Os estudos estão na fase 3.



DÁRIO DE BORDO COM H


ILUSTRAÇÃO

Hoje o Diário do Aço publicou uma matéria sobre minha história e falando dos avanços no tratamento da hemofilia e da vjagen quenvou fazer á viagem para visitar a fábrica da Hemobrás.


ILUSTRAÇÃO

Ano Passado bactéria, chicungunha na passagem de ano... ufa! Não bastasse dona hemofilia. Mas somos casca grossa. Seguimos firmes. Dia Mundial da hemofilia, nosso mês.


ILUSTRAÇÃO

Buscando fator e levando exames, embora sintomas sumirem a bactéria ainda aqui, e depois de tomar o remédio pra hepatite precisava saber se deu certo. aproveito pra passear..


Mais do Diário


mais nóticias


nas telas

opinião

ILUSTRAÇÃO

Direitos? Quais direitos de quem tem hemofilia. Embora hoje o tratamento seja melhor dificuldades ainda existem e precisamos mais direitos. A mães que criam os filhos sozinhos e tem dificuldades de trabalhar, hemofílicos com sequelas... mas sem apoio ou assistência.


fIQUE por dentro


histórias




fatos interessantes


ANUNCIE AQUI
.
» »Da Redação » ENTENDA O QUE É HEMOFILIA

Hemofilia Não  Bixo de 7 Cabeças... Saiba tudo sobre ela ... Clique e Entenda

Antes mesmo de nascer a criança já carrega as expectativas dos pais, e a palavra do médico que se espera é: "seu filho  tem saúde e é uma linda criança". mas ao ouvir que ele tem hemofilia, o susto e os medos são inevitáveis - mas calma, a coisa não é um bicho de sete cabeças - com conhecimento e informação tudo fica mais fácil. 



A criança com hemofilia, não difere de nenhuma outra, ressalvadas o fato de ter uma coagulopatia.
A palavra é difícil, mas é tudo mais simples do que parece. Coagulopatias são a deficiência de um dos fatores de coagulação, a mais conhecida a hemofilia, dai chamarem as vezes todas de hemofilia, vamos defini-las assim aqui.

A hemofilia é genética e hereditária, mas pode acontecer por mutação. Se o seu caso for o primeiro, pode ser que já tenha alguém na sua família com hemofilia. Se não vamos explicar mais sobre o que isso significa. Também poderá no futuro compartilhar experiências com outros pais e mães e pessoas com hemofilia em nossos grupos nas redes sociais. 



Importante é desde cedo ensinar desde cedo a criança o que é a hemofilia e os cuidados que deve ter, mas sempre mostrando que, se por um lado deve se cuidar para não machucar pode fazer de tudo.  Ou quase de tudo. Afinal, não vejo necessidade de um hemofílico praticar boxe ou UFC, o bom senso é sempre necessário. Hoje com a dose domiciliar e a profilaxia a vida é muito melhor para quem tem hemofilia. 
“Sou Hemofílico, E Do Alto Dos Meus 38 Anos, Posso Dizer: A Hemofilia Não Nós Impede Um Viver De Bem Com A Vida. Da Minha Infância Só Tenho Boas Lembranças. "
                                                                     Maxi Anarelli




Às vezes o diagnostico é tardio, só ocorrendo quando a criança começa a dar os primeiros passos ou tem alguma queda ou se machuca. Os sintomas como manchas rochas, hematomas são alguns sinais, diante destes sintomas é importante procurar um médico. 

Quando os pais descobrem que o filho tem hemofilia, a primeira reação é de susto, depois vem o medo e a apreensão. Principalmente por que muito  provavelmente nunca haviam ouvido falar dessa doença antes, se não havia ninguém antes na família com ela.

Nem sempre os médicos em geral, que não sejam de um  hemocentro ou centro de hemofilia, estão preparados para dar essa notícia, e  instruir os pais, explicando o que é ter um filho hemofílico e como será sua vida criando um filho com hemofilia. 

Mas Afinal O Que É Hemofilia

Nosso sangue é composto por várias substancias, cada qual com uma função, e dentre elas, os fatores de coagulação, presentes no plasma. Responsáveis pelo controle de possíveis sangramentos ou hemorragias que venhamos a ter ao longo de nossa vida. E que são mais comuns do que possa parecer. Manchas roxas por exemplo, ou quando você tropeça e tem um inchaço no pé. Os hematomas, nada mais são que pequenas hemorragias. Mas a grande maioria dos sangramentos internos, que chamaremos de hemorragias, você tem e nem nota. 

Quando nós cortamos, os fatores de coagulação agem como reparadores, fazendo com que a perda de sangue estanque, providenciando um tamponamento temporário até que a cicatrização repare definitivamente o problema. Cada fator de coagulação tem uma função nesse processo que se chama cascata de coagulação.


TIPOS DE HEMOFILIA

A hemofilia pode ser classificada em dois tipos consoante o fator de coagulação que está afetado.
  • Hemofilia tipo A Classifica-se como hemofilia tipo A, quando o fator de coagulação afetado (deficiente ou ausente) é o fator VIII (fator 8)

  •  Hemofilia tipo B Classifica-se como hemofilia tipo B, quando o fator de coagulação afetado (deficiente ou ausente) é o fator IX (fator 9)

 A hemofilia tipo A é mais frequente. Estima-se que cerca de 80 a 85% das pessoas com hemofilia apresentem carência de fator VIII, 15 a 20% apresenta carência de fator IX.(1) 




Sintomas

Na hemofilia, com a deficiência dos fatores de coagulação, os sintomas são frequentes hemorragias. Nas hemofilias leves e moderadas, hemorragias espontâneas, sem causa aparente são raras. Acontecendo de pequenos traumas, como tropeção e esbarrão mais forte. Nas hemofilias graves, podem acontecer hemorragias espontâneas. Cortes também demoram a parar de sangrar.  Quando se fala em hemorragia, pensa se em algo grave, mas é mais simples do que parece. 

Locais de Hemorragias

As hemorragias mais comuns são nos musculos e articulações. Tornozelos, Joelho, Cotovelo, Cochas e braços. Podem acontecer hemorragias em outros locais. Manchas roxas são comuns, são o sangramentos mais superficiais e os de menor gravidade. Os sintomas das hemorragias são dor, inchaço e calor no local.  A principio, começam como um incomodo praticamente irrelevante e aumentam gradativamente, o que pode ser parado com tratamento.


Tratamento

É feito com a reposição do fator faltante, aplicando se intravenosamente (na veia). Pode se dependendo do caso, fazer esse tratamento com a profilaxia, prevenindo as hemorragias. 






A medicação no Brasil é fornecida pelo SUS. O tratamento feito em Centros de Tratamento de Hemofilia.




Dificuldades a gente enfrenta, problemas a gente resolve, limites a gente supera e hemofilia..... a gente trata e vive a vida



Dose Domiciliar

Previamente treinados, a  mãe ou o pai podem aprender a aplicar o fator f no filho. Isso faz toda diferença, dando maior segurança e autonomia. Mas se estes por algum motivo não puderem faze-lo, outro familiar poderá ser treinado para isto ou a aplicação pode ser feita em um posto de saúde, com um acordo prévio pra isso. Hemofílicos maiores, eles mesmos podem aplicar. 

Conhecer o máximo sobre hemofilia é fundamental. Procure conhecer outros pais de crianças com hemofilia.  Os Centros de Tratamento de Hemofilia poderiam promover a criação de grupos de pais, bem como as associações também poderiam fazer o mesmo.
A linha de partida deve ser a normalidade.

As crianças hemofílicas ou  que tenha qualquer  outra deficiência, seja qual for, devem ser criados normalmente. Sem super proteção ou a colocando como inferior.
Costumo dizer que, uma deficiência é apenas uma parte do sujeito que a possui – sendo que ele ainda é formado por seus dons, aptidões, potenciais, caráter, e conhecimentos que vai adquirindo – e a deficiência, a hemofilia aqui em questão, minoria, só sobressairá, se isso for permitido.

  É PRECISO FAZER A HEMOFILIA SER ALGO NORMAL PARA O HEMOFÍLICO

A hemofilia não impede um viver de bem com a vida, não impedia no passado quando o tratamento era precário e muito menos agora, com os avanços que vivemos no Brasil.  Quando surgir a hemofilia, tenha cuidado para não culpar a criança, ou dar impressão de culpa-la, na hemofilia, sangramentos acontecem - expressões como, "já se machucou de novo"ou O que você fez agora"podem fazer a criança sentir que a culpam pelas hemorragias e até mesmo esconder quanto tiver uma, para não ser reprimido. 

Com o tempo o próprio hemofílico encontra seu caminho.  


RELATOS DE MÃE:

  • "Meu filho não é perfeito, vez ou outra reclama da hemofilia, chora, se lamenta, mas acho que é da hemofilia (afinal o meninada dengosa, (rsrsr)...sempre deixei ele tentar, experimentar, até mesmo pra ele saber de suas limitações, e até onde ele podia ir. Ah, hemofilia não é doença, deixem seus filhos serem crianças...hoje em dia temos fator, e está bem mais fácil tratar de um hemofílico do que há 15 anos atrás. (Jaqueline Lins - mãe de um hemofílico de 15 anos)
SEMPRE ALERTA

"Crianças se machucam, esteja preparado para isso. Neste caso, não se desespere. Mantenha a calma, se tiver a dose domiciliar em casa, aplique caso haja hemorragia. Importante, na dúvida, trate. Em caso de hemorragias maiores ou quaisquer outras complicações procure atendimento médico."




«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

T1

tudo sobre hemofilia

Quer Colaborar Com Nosso Trabalho?

Hemofilia News está na internet desde 2005 com o Diário de um hemofilico de Bem com a vida. Estamos hoje em todas as redes sociais e YouTube. Sem fins lucrativos. Quer contribuir com qualquer valor?. •Pix da caixa CPF 06746742601

Conta Santander Agência 3005 conta corrente 01087786-3

Pix Picpay Instituição 380. Ag 0001 Cc 52175856-4

T2


SOBRE HEMOFILIA

T3

74

T5


Saiba mais


T6