Publicação original jornal somos
(17/4/2021), estará sendo realizado em Goiás a 1a Semana Goiana de Conscientização da Hemofilia de Goiás, organizado pelo Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Hemofilia, celebrado em 17 de abril (2021).
A ação acontece pela primeira vez no Estado e tem como objetivo levar informação sobre a doença à população. De acordo com divulgação feita pela Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES GO), durante a semana, serão
realizadas ações de conscientização, como doação de sangue. O evento contará com o apoio da Associação dos Hemofílicos do Estado de Goiás.
O ponto alto das atividades será na sexta-feira (16/04), quando uma força-tarefa de várias entidades se unirão para doação de sangue no Hemocentro Coordenador e demais unidades da Hemorrede Pública de Goiás. Participarão desse movimento a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Guarda Civil Metropolitana e Agência Prisional.
A hemofilia é um distúrbio hemorrágico genético e hereditário ligado ao cromossomo X, que afeta principalmente pessoas do sexo masculino e é caracterizado pela deficiência de uma proteína da coagulação sanguínea. E o Hemocentro Coordenador é referência em Goiás para o tratamento de pacientes diagnosticados com coagulopatias, incluindo a hemofilia. O Hemocentro Regional de Rio Verde também dispõe de serviço ambulatorial para o tratamento dessa doença.
Atualmente, são aproximadamente 600 pacientes com hemofilia atendidos pelas unidades de Goiânia e Rio Verde. Os pacientes dispõem de equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas,
farmacêuticos, assistentes sociais e um laboratório especializado) preparada para promover atendimento humanizado e orientações sobre a condução do tratamento de forma individualizada.
Leia a matéria completa em
www.jornalsomos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário