O objetivo do jogo é propiciar uma maior interação e conhecimento entre paciente e médicos. Intitulado de “In-Hemoação - Brincando e Aprendendo Sobre Hemofilia, Inibidores e Tratamentos", as cartas disponíveis no jogo ensinam de maneira simples e lúdica sobre temas complexos, como a coagulação, os inibidores e efeitos, atividades e tratamentos diversos, além da profilaxia, utilizada para prevenir sangramentos, que se ocorrerem se não tratados imediatamente, podem causar sequelas graves.
Um Pouco Mais Sobre Hemofilia e Seu Tratamento
Lembrando que, quem tem hemofilia sabe que o sangramento começou antes mesmo de maiores sintomas aparecerem, sendo ainda irrelevantes - Segundo a Dra. Ana Maria Cerqueira da Hemominas, os portadores de Hemofilia desenvolvem essa capacidade que é conhecida como aura.
Na profilaxia por sua vez, aplica-se o fator preventivamente para evitar as hemorragias.
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
SÃO DIFERENCIAL
O In-Hemoação, tem justamente o propósito de levar informação e conhecimento de forma lúdica, ainda trabalhando a auto estima da pessoa com hemofilia.
Frederica Cassis e Seus Projetos
Sendo o objetivo de continuar disseminando idéias, informações , imagens de arte e da vida (incluindo viver com hemofilia) de uma maneira simples e usando ainda a simbologia do vermelho, do sangue, mundo afora. Blood é escrito em vários idiomas.
MAIS SOBRE O IN-HEMOAÇÃO
O In-Hemoação, é uma ampliação e renovação do prévio 'Hemoação ou hemoaction “feito em 2002.
< O In-Hemoação, será lançado este ano (2015) no primeiro semestre para todos os Centros de Tratamento de Hemofilia do Brasil.
O objetivo é fazer com que as crianças se familiarizem desde cedo sobre o conceito do que é ter hemofilia, da importância da profilaxia, da imunotolerância e dos demais aspectos necessários para o sucesso do tratamento. “Toda a equipe multidisciplinar pode fazer uso das cartas, que têm uma seqüência lógica. Inclusive, pais e os jovens pacientes também poderão aprender brincando em família”, comenta Frederica.
Quando a pessoa tem auto conhecimento sobre o que ocorre com seu próprio organismo, tem maior aceitação do tratamento, principalmente o preventivo e domiciliar, que inibe as hemorragias por meio de infusões que são realizadas de duas a três vezes por semana”, explica a presidente da FBH, Tânia Maria Onzi Pietrobelli.
O In-Hemoação é de autoria de Frederica Cassis com o cartunista Marcos Pavão e tem patrocínio da Octapharma.
HEMOFILIA
As pessoas com hemofilia podem ter ao longo da vida, muitos sangramentos, na maioria internos, que causam dor, que pode aumentar gradativamente se não receberem o medicamento que precisam, o fator faltante.
No caso da falta de tratamento pode haver sequelas articulares e musculares.
Felizmente hoje no Brasil o tratamento da hemofilia tem melhorado muito, estando disponível o tratamento até mesmo com profilaxia, onde se previnem as hemorragias com aplicações profiláticas dos fatores de coagulação, sendo que além dos medicamentos plasmáticos estão disponíveis também os recombinantes.