AVANÇOS DO TRATAMENTO DA HEMOFILIA NO Brasil
No ano 2000 a O tratamento com a Dose Domiciliar de fator para hemofilia foi implantada no Brasil. Isso começou uma mudança. Em 2010 a quantidade de doses liberadas por paciente aumentou para 12 e nos anos seguintes a profilaxia virou realidade. Mas bem antes disso a expectativa de vida das pessoas com distúrbios de coagulação vinham aumentando.
Já na década de 90 quase se igualando a expectativa de vida dos brasileiros no geral, que também vinha aumentando.
Hoje gerações de pessoas com hemofilia se misturam,
sendo comum hoje alguem com uma coagulipatia passar dos 30 e ir bem alem. O desafio agora é, como essas pessoas iram envelhecer.
As gerações anos 70, 80, 90 e anos 2000 na atualidade tem as frequentes hemorragias como algo mais incomum e tem tratamento para elas de modo efetivo. Porém não é incomum que tenham sequelas decorrentes dos anos em que o tratamento era precário.
Alem das questões naturais do envelhecimento, terão de lidar com a realidade dessas sequelas.
As novas gerações pós advento da revolução da evolução do tratamento poderão ter menos ou nenhuma seuqlea, a depender de como lidarão com a hemofilia e como sera o tratamento dela.
Para ambos a palavra chave é: prevenção.
Ter o tratamento adequado e segui lo é o principal.
Se preparar para envelhecer é outro ponto chave.
Como na previdência, que se paga ao longo dos anos para se ter segurança e condições de viver bem no futuro, ou como uma poupança pro futuro, se cuidar hoje, te prepara para uma velhice saudável, ou melhor te prepara para viver uma melhor idade.
Alias, velhice, idoso é termo do passado - viva a terceira e a melhor idadade.
O que se faz hoje vai refletir os anos que virão, atividade física e a boa alimentação são essenciais para uma boa qualidade de vida na terceira idade.
Pretendo viver ate os 113 anos com prorrogacao , então é plantar saúde hoje para colher qualidade de vida bi futuro.
Algumas Máximas Para Envelhecer Bem:
- Faça rigorosamente as consultas de rotina da hemofilia e faca os exames periódicos.
- Vá alem da hemofilia - ter hemofilia não te isenta da possibilidade de ter outra doença ou problema de saúde. Faça exames recomendados para sua faixa etária. Fique alerta ao diabetes e controle sua pressão. Vacine se, mantenha todas as vacinas em dia.
- ELIMINE STRES E CULTIVE O BOM HUMOR stress crônico faz com que os níveis de um hormônio chamado klotho, conhecido por brecar o envelhecimento, seja menor
- de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
- Controle o peso, com uma alimentação equilibrada. Frutas e verduras devem ser uma constante na sua dieta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o sobrepeso como fator de risco para diabetes, câncer e doenças do coração.
- PLANEJE AS FINANÇAS “O planejamento financeiro garante uma velhice agradável”, afirma o geriatra Omar Jaluul, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
- APAGUE O CIGARRO
- FAÇA ATIVIDADES Não importa qual esporte você prefere, o que vale é se mexer! . Bônus: jovens que praticam exercícios aeróbicos chegam à meia-idade com a memória preservada, segundo uma pesquisa publicada na revista Neurology, em 2014. Segundo os estudiosos, as chances de desenvolver demência são reduzidas. “A endorfina produzida melhora o humor e ajuda a vencer a depressão”, diz Alexandre.
- CULTIVE AS AMIZADES A solidão pode encurtar a vida tanto quanto a obesidade, de acordo com um estudo da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos.
- TOME SOL – NA MEDIDA CERTA Mais para a frente, você vai se lembrar deste ensinamento: uma velhice saudável exige um esqueleto resistente. E, para reforçar a formação dos ossos, vale a pena, desde já, reservar 15 minutos por dia para tomar sol, que é fonte de vitamina D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário