
Doutor Guilherme diz (em sua despedida através do Facebook) que "Sai feliz e realizado após ter dedicado parte da mina vida a um sonho. Obrigado a federação brasileira de hemofilia (FBH) Hemofilia Brasil, Federação Nacional de Doença Falciforme ( Diretores de Hemocentros do Brasil e principalmente a esta equipe maravilhosa do Ministério da Saúde. " Ainda segundo ele, "Estarei em Florianópolis, no HEMOSC, seguindo na luta. Guilherme Genovez foi um dos melhores gestores da Coordenação e juntamente com a FBH promoveu um divisor de águas no tratamento da hemofilia no Brasil.
Grave. " Ainda segundo ela, " A partir de seu trabalho, as pessoas com hemofilia passaram a ter qualidade de vida, autonomia e independência." Ainda Mariana sobre a posse da doutora Maria de Fátima disse via Facebook: "Damos as Boas Vindas para doutora Maria de Fátima Pombo Montoril e lhe desejamos o mesmo sucesso ou mais que a gestão anterior". (Via Facebook).
Em entrevista para a Globo News em 19.04.2013; Guilherme Genovez, coordenador no Ministério da Saúde, falou sobre os avanços no tratamento da hemofilia no Brasil. Segundo ele, graças a um trabalho conjunto entre Federação Brasileira de Hemofilia, Ministério da Saúde, Tribunal de Contas da União, Ministério Público da União, Defensoria Pública da União, Senado, Câmara de Deputados, Comissão de Direitos Humanos havia sido triplicar a aquisição de fatores de coagulação nestes últimos anos.
Hoje estão disponíveis no MS 3.9 Unidades Per Capita, o que possibilitou uma vida plena para as pessoas com hemofilia, já que a reposição dos fatores de coagulação impedem que as pessoas tenham sangramentos. Porém ainda temos problemas no Brasil no consumo destes fatores. .
"Temos disponíveis 3.9UIs e o consumo de 1.9UIs, o que significa que muitas pessoas não estão em tratamento adequando e recomendado pelo Ministério da Saúde como: profilaxia primária e profilaxia secundária (infusão domiciliar de 1 a 3 vezes por semana) para impedir as hemorragias e ter uma vida ativa, imunotolerância (para eliminar o inibidor), distribuição de 12 ou mais doses domiciliares para as pessoas com hemofilia e assim poderem fazer a infusão domiciliar, proporcionando autonomia e independência. Esperamos que com a oferta de tratamento de primeiro mundo, realmente todas as pessoas tenham acesso ao melhor tratamento. É preciso que todos busquem em seus hemocentros estes tratamentos e se comprometam com o mesmo.
Saúde é um direito de todos!!!' Disse na ocasião Doutor Guilherme.
Guilherme ainda escreveu: "Meus amigos, o meu compromisso com vocês é para sempre, mas se não fosse a compreensão e os votos de confiança que foram depositados por vocês, tudo teria sido muito difícil.
Manifesto, aqui, o meu AMOR a cada hemofílico do mundo, a cada tratador: seja médico, dentista,enfermeiro, fisioterapeuta, farmacêutico, assistente social, tecnico de enfermagem e principalmente estas aguerridas mães dos pacientes. Muito, mas muito obrigado mesmo Maximiliano Anarelli você realmente é um grande "CARA" continue seu trabalho, pois ele e muito importante....... (Via Facebook).
A frente da Coordenação do Sangue, Doutor Guilherme Genovez promoveu uma .verdadeira revolução no tratamento da hemofilia no Brasil. Devido a sua capacidade articulativa e sua visão de que a participação popular, o controle social são fundamentais, ele fez uma gestão onde todos tiveram voz, promoveu assim parcerias, que culminaram com resultados positivos para o tratamento da hemofilia no Brasil.
O Brasil caminha assim para se tornar uma nação referência no tratamento da hemofilia. Problemas pontuais ainda existem, mas o principal foi feito que era possibilitar que todos tivessem possibilidade de tratamento adequado, correto e de qualidade, sem interrupções, agora é fazer com que isso se evidencie na prática para todos e promover as transformações e melhorias que ainda faltam.
Seja como for, a gestão de Doutor Guilherme pode ser considerada um divisor de águas, um antes e um depois, um depois onde todas as pessoas com hemofilia do Brasil podem ter mais esperança.
Tivemos oportunidade de conhecer pessoalmente o Dr. Guilherme, assistimos a algumas apresentações dele, conversamos com ele e de fato é um profissional de grande dedicação e uma pessoa da mais alta categoria, que deixará saudades, mas que, fez o que deveria fazer, e pode sair sabendo que cumpriu exemplarmente seu papel.
- Nota: Dra. Graça substituiu Dr. Guilherme Genovez, atualmente está a frente da Coordenação do Sangue e Hemoderivados o senhor Paulo Baccara. _______________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário