Intervenções do Exmo.Senhor Dr. João Paulo Sousa, Presidente do Conselho Directivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, em representação do Ministério da Saúde; do Dr. Ramon Salvado, em representação da Comunidade Médica; do Enf.º Malam Turé, como representante dos enfermeiros, de António Almeida da Federação Mundial de Hemofilia, e de Vitor Pendão em representação da indústria farmacêutica abriram o evento.
No dia 17 de novembro tiveram lugar as sessões: "Benefícios Sociais na Hemofilia", com Palestrante: Sara Silva e "Fisioterapia em meio aquático", com Palestrante: Paula Alves.
Ainda a Dra. Paula Kjöllestrom do Centro Hospitalar Lisboa Central - Hospital Dona Estefânea, participou de intervenção no Painel Médico de hoje com o tema "Factores de duração mais prolongada".
O Dr. Ramon Salvado do CHUC esteve a frente do painel Médico de com o tema "Terapias não substitutivas para a Hemofilia".
O painel médico, "Terapia génica", foi apresentado pelo
Dr. Marco Matias do CHUC; e "Factores de duração mais prolongada", apresentado pela Dra. Paula Kjöllestrom do CHLC (Hospital D. Estefânea).
"Terapias não substitutivas para a hemofilia", foi apresentado pelo Dr. Ramon Salvado do CHUC.
Aconteceram também no dia 17 de novembro os painéis médicos, "Portadoras - Identificação e estratégias", Dra. Manuela Lopes do Centro Hospitalar de São João; "Inserção no mercado português de medicamentos para a hemofilia - O papel do Infarmed", Dra. Catarina Costa do Infarmed; "Outros défices da coagulação", Dra. Eugénia Cruz do Centro Hospitalar do Porto (Hospital de Santo António).
Presença especial no Congresso de Nelson Damião, da Associação dos Hemofílicos de Moçambique.
Momento de Descontração dos Voluntários. |
O Dr. Filipe Gomes abordou o tema da Comunicação e Hemofilia sob o ponto de vista do clínico na sua sessão.
No domingo, 18 de novembro, Ana Pastor apresentou a sessão, "Distúrbios hemorrágicos nas Mulheres - Perspetiva europeia".
Em simultâneo, ocorreu a sessão "Envelhecimento na Hemofilia", que ficou a cargo do Dr. Gonçalo Orfão. António Almeida falou sobre a importância do papel da Federação Mundial no panorama da hemofilia e da sua participação no Congresso Nacional.
Também no dia 18 de novembro Olivia Romero-Lux falou sobre o trabalho que desenvolve no conselho de administração da Associação Francesa de Hemofilia. Segundo ela, foi uma satisfação poder estar presente no congresso.
O associado da APH (ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA de HEMOFILIA) Américo Amorim Apresentou o livro "Os da Tomada" que editou recentemente e que retrata a hemofilia na família Tomada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário