MINUTO A MINUTO

Férias chegando. Tomara dona hemofilia também de ferias...



SOBRE HEMOFILIA

evolução

CIRURGIA.

  • Written by Sora Templates

    HC Realiza Primeira Cirurgia Em Triatleta Hemofílico.

REVOLUÇÃO

CIÊNCIA

  • Written by Sora Templates

    Primeiro embrião híbrido de humano e porco foi criado em laboratório.



,

mais notícias

,

,

últimos dias

Eu e minha companheira de traquinagens. Aprontamos mais que dona hemofilia. Aniversário dela sexta-feira 13, sugestivo não? Ainda vimos um gato preto no caminho do salão de festas. Tia artrose tentou aprontar, mas uma fatorada com codeina e tudo foi bem. Entrando de férias agora, programando viagem pra curtir BH e aproveitar pra pegar fator. Ou seria o contrário. Certeza? De que a hemofilia não impede um viver de bem com a vida.

quadrilha de hemofílico

Entrei pra uma quadrilha, calma, não fui pra política. Festas juninas e julinas, é disso que estou falando, época que amo. Já dancei muita quadrilha, hoje vou só de observador e comedor. Falando nisso a festa junina da APH foi um show.

acidente de percurso

Depois de uma semana de muleta já estou bom e pronto pra outra.... (riso)



ANUNCIE AQUI
.
» »Da Redação » Doutor Guilherme Genovez Deixa A Coordenação do Sangue - Assume Doutora Maria de Fátima Montoril

"Hoje, 11-12-2013 foi publicada a portaria que  exonera do cargo de Coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados,  Guilherme Genovez



Era uma transição prevista e normal." Foi nomeada a Dra. Maria de Fátima Pombo Montoril, indicada pela hemorrede nacional, ex Diretora do HEMOPA para o cargo.


Doutor Guilherme diz (em sua despedida através do Facebook) que "Sai feliz e realizado após ter dedicado parte da mina vida a um sonho. Obrigado a federação brasileira de hemofilia (FBH) Hemofilia Brasil, Federação Nacional de Doença Falciforme ( Diretores de Hemocentros do Brasil e principalmente a esta equipe maravilhosa do Ministério da Saúde. " Ainda segundo ele, "Estarei em Florianópolis, no HEMOSC, seguindo na luta. Guilherme Genovez foi um dos melhores gestores da Coordenação e juntamente com a FBH promoveu um divisor de águas no tratamento da hemofilia no Brasil.

Segundo Mariana Battaza, 'foi maravilhosaa a gestão na CGSH do Doutor Guilherme,  quando implantou a Imunotolerância, Profilaxia Primária e Secundária de Longa Duração para os pacientes com hemofilia grave e com sintomas d





Grave. " Ainda segundo ela, " A partir de seu trabalho, as pessoas com hemofilia passaram a ter qualidade de vida, autonomia e independência." Ainda Mariana sobre a posse da doutora Maria de Fátima disse via Facebook: "Damos as Boas Vindas para doutora Maria de Fátima Pombo Montoril e lhe desejamos o mesmo sucesso ou mais que a gestão anterior". (Via Facebook).

Em entrevista para a Globo News em 19.04.2013; Guilherme Genovez, coordenador no Ministério da Saúde, falou sobre os avanços no tratamento da hemofilia no Brasil. Segundo ele, graças a um trabalho conjunto entre Federação Brasileira de Hemofilia, Ministério da Saúde, Tribunal de Contas da União, Ministério Público da União, Defensoria Pública da União, Senado, Câmara de Deputados, Comissão de Direitos Humanos havia sido triplicar a aquisição de fatores de coagulação nestes últimos anos. Hoje estão disponíveis no MS 3.9 Unidades Per Capita, o que possibilitou uma vida plena para as pessoas com hemofilia, já que a reposição dos fatores de coagulação impedem que as pessoas tenham sangramentos. 

Porém ainda temos problemas no Brasil no consumo destes fatores.

"Temos disponíveis 3.9UIs e o consumo de 1.9UIs, o que significa que muitas pessoas não estão em tratamento adequando e recomendado pelo Ministério da Saúde como: profilaxia primária e profilaxia secundária (infusão domiciliar de 1 a 3 vezes por semana) para impedir as hemorragias e ter uma vida ativa, imunotolerância (para eliminar o inibidor), distribuição de 12 ou mais doses domiciliares para as pessoas com hemofilia e assim poderem fazer a infusão domiciliar, proporcionando autonomia e independência. 

Esperamos que com a oferta de tratamento de primeiro mundo, realmente todas as pessoas tenham acesso ao melhor tratamento. É preciso que todos busquem em seus hemocentros estes tratamentos e se comprometam com o mesmo. 

Saúde é um direito de todos!!!' Disse na ocasião Doutor Guilherme. 

(Globo News 19.04.2013)


Ainda em sua despedida do cargo, Doutor Guilherme  lembrou e agradeceu do amigo João Carlos Pina Saraiva, um dos hemossauros mais ilustres do Brasil, fundador do HEMOPA, nas palavras do próprio Guilherme, ao falar do  ex-presidente da hoje ABHH....... do qual disse ainda: "por quê agradecer e lembrar de João Carlos Pina Saraiva? Porque foi ele que motivou e articulou minha ida para Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, hoje CGSH em 2007. Realmente um grande cara......" falou através de sua página pessoal no Facebook.

Guilherme ainda escreveu: "Meus amigos, o meu compromisso com vocês é para sempre, mas se não fosse a compreensão e os votos de confiança que foram depositados por vocês, tudo teria sido muito difícil. 

Manifesto, aqui, o meu AMOR a cada hemofílico do mundo, a cada tratador: seja médico, dentista,enfermeiro, fisioterapeuta, farmacêutico, assistente social, tecnico de enfermagem e principalmente estas aguerridas mães dos pacientes. Muito, mas muito obrigado mesmo Maximiliano Anarelli você realmente é um grande "CARA" continue seu trabalho, pois ele e muito importante....... (Via Facebook).

A frente da Coordenação do Sangue, Doutor Guilherme Genovez promoveu uma .verdadeira revolução no tratamento da hemofilia no Brasil. Devido a sua capacidade articulativa e sua visão de que a participação popular, o controle social são fundamentais, ele fez uma gestão onde todos tiveram voz, promoveu assim parcerias, que culminaram com resultados positivos para o tratamento da hemofilia no Brasil. 

O Brasil caminha assim para se tornar uma nação referência no tratamento da hemofilia. Problemas pontuais ainda existem, mas o principal foi feito que era possibilitar que todos tivessem possibilidade de tratamento adequado, correto e de qualidade, sem interrupções, agora é fazer com que isso se evidencie na prática para todos e promover as transformações e melhorias que ainda faltam. 

Seja como for, a gestão de Doutor Guilherme pode ser considerada um divisor de águas, um antes e um depois, um depois onde todas as pessoas com hemofilia do Brasil podem ter mais esperança.

Tivemos oportunidade de conhecer pessoalmente o Dr. Guilherme, assistimos a algumas apresentações dele, conversamos com ele e de fato é um profissional de grande dedicação e uma pessoa da mais alta categoria, que deixará saudades, mas que, fez o que deveria fazer, e pode sair sabendo que cumpriu exemplarmente seu papel.

Damos em nome das pessoas com hemofilia, as boas vindas a Dra. Maria de Fátima, e nós colocamos a disposição pra trabalhar de forma parceira e contribuirmos, colaborando com o que for possível para o melhor de sua gestão.


  1. Nota: Dra. Graça substituiu Dr. Guilherme Genovez, atualmente está a frente da Coordenação do Sangue e Hemoderivados o senhor Paulo Baccara. _______________________
Agradecimentos à Globo News pela utilização         Voltar à Pagina Inicial

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

tudo sobre hemofilia

,